Maior festival japonês de rua do mundo acontece em São Paulo

Continua depois da publicidade

Capital paulista recebe o festival japonês 44° Tabanata Matsuri, que contará com programação cultural gratuita e atrações internacionais

São Paulo sedia nos dias 15 e 16 de julho o 44º Tanabata Matsuri, o maior festival japonês de rua do mundo. Com intensa programação cultural, o evento desembarcará no tradicional bairro da Liberdade, considerado o maior reduto de japoneses fora do Japão.

São esperados turistas de todo o Brasil e de outros países, que se programam para estarem em São Paulo nesse período para fazerem seus pedidos nos Tanzakus, fitas coloridas que passam por uma cerimônia Xintoísta ao final do festival e são queimados para que a fumaça leve os desejos ao céu e sejam atendidos por Vega e Altair, segundo a lenda.

Veja também as mais lidas do DT

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma representando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – gratidão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. As pessoas escrevem seus pedidos e penduram pelos bambus distribuídos pela Praça da Liberdade e ruas do entorno. Ao final da celebração, a organização do evento recolhe todos e encaminha para a cerimônia xintoísta, que acontece em alguns dias.

Além disso, o público participa da programação cultural gratuita que o Tanabata Matsuri promove, repleta de shows musicais, danças folclóricas, arte, oficinas, apresentações dos tradicionais tambores Taikô, entre outros atrativos típicos. O evento começa às 10h30 e tem previsão para acabar às 18h.

44° Tabanata Matsuri (Crédito Luci Judice Yizima
Muitas atrações marcam o festival japonês Tabanata Matsuri (Crédito Luci Judice Yizima

Data é feriado nacional no Japão

O Tanabata Matsuri teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades. No Brasil é realizado em São Paulo desde 1979 pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) e ficou mundialmente conhecido por mobilizar centenas de milhares de pessoas que vão às ruas para registrarem seus desejos através dos tanzakus.

A ACAL, com seus voluntários, também decora as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade com dezenas de bambus gigantes –com mais de 10 metros de altura-, onde são hasteados os enfeites coloridos de papel (chamados Tanabatas), simbolizando as estrelas, e distribui centenas de bambus menores onde as pessoas penduram seus tanzakus com os pedidos.

44° Tabanata Matsuri - Crédito Luci Judice Yizima
Registro do festival japonês Tabanata Matsuri – Crédito Luci Judice Yizima

O porquê do ‘Festival das Estrelas’

Tanabata Matsuri, em português conhecido como Festival das Estrelas, é uma tradição oriental do século XI. Foi lançada a partir de uma lenda japonesa criada há mais de quatro mil anos sobre Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial que, certo dia, diante de seu tear, viu passar um rapaz conduzindo um boi e por ele se apaixonou. O pai consentiu o casamento dos dois jovens.

Porém, em matrimônio e totalmente dominados pela paixão, ambos se descuidaram de seus afazeres normais e o pai, indignado, ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea, permitindo que o casal se reencontrasse apenas uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês, se cumprissem a ordem do pai: atender aos pedidos vindos da Terra.

Este fenômeno astronômico deu origem à lenda, acreditando-se também que as demais estrelas e corpos celestes do céu, como cometas e estrelas cadentes, formem nessa época uma ponte na Via Láctea, chamada de Ama-no-Gawa, “Rio Celestial”, possibilitando que os apaixonados possam atravessar a galáxia para se reencontrarem.


EDIÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade