Mais de 16 mil quartos no Rio Grande do Sul são “operados por controle remoto”

Exatos 16.811 quartos de hotel no Estado do Rio Grande do Sul são administrados “por controle remoto”. Este é o número de quartos que são operados por bandeiras hoteleiras de todas as origens, em 158 hotéis, presentes em 30 cidades, fora do modelo tradicional de administração pelo dono in-loco.

Por José Justo do Front Desk


Das 36 marcas presentes, 20 delas são de origem de dentro do próprio estado, 3 são marcas estrangeiras, sendo uma francesa (ACCOR) e duas americana (SHERATON e WHYNDAM). As demais são de outros estados do Brasil. As peculiaridades: A ATRIO, de Santa Catarina, opera hotéis com marcas da ACCOR sob regime de franquia. A MASTER, de Porto Alegre, opera um hotel com a marca Holliday Inn. 4 dentre as 10 maiores operadores, são proprietárias de 100% dos hotéis que operam, sendo que duas delas pertencem a grupos empresariais com origem na construção civil. PIPELINE 23 hotéis em 11 cidades, estão em obras, anunciados e em vendas, com previsão de abertura nos próximos dois anos que adicionarão outros 3.705 quartos `oferta atual.

As peculiaridades dos hotéis em obras

Dos hotéis anunciados, apenas 4 são de propriedade de construtoras em forma de UNIPROPRIEDADE, sete são MULTIPROPRIEDADE, os demais são CONDOHOTEIS. Não foi detectado nenhum novo hotel sendo construído nas praias gaúchas, apesar da pujança da construção civil naquela região , principalmente nas cidades de Torres Tramandaí e Capa da Canoa com mais de 5 mil unidades habitacionais em produção, destinadas a residencial e aluguel de temporada. Algumas redes diminuíram de tamanho, mesmo antes da Pandemia, sendo que uma delas pulou de 10 endereços para apenas 3. Como foi o caso da Encantos, de Gramado.

A lista dos hotéis, tanto em operação como em obras, está no endereço: www.frontdesk.tur.br


 

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial