MTur lança websérie para promover o turismo inclusivo

Ação do Mtur foi criada para complementar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Pasta no reconhecimento de iniciativas acessíveis no setor

Edição DIÁRIO com agências 

O Ministério do Turismo lançou, nesta terça-feira (28), a websérie “Turismo Mais que Especial”. Pelas redes sociais da Pasta, os internautas poderão conferir projetos promovidos por alguns dos principais destinos brasileiros envolvendo atividades turísticas para pessoas com algum tipo de deficiência.

A iniciativa vem ao encontro do tema instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 2021: “Turismo para o crescimento inclusivo”.

Para começar, a série apresentará o projeto “Salvador pra Cego Ver”. A iniciativa pretende, a partir da audiodescrição, apresentar a cidade de Salvador a baianos e turistas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), além de traduzir para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) todo o conteúdo cultural e dados históricos da primeira capital do Brasil, promovendo uma prévia do que pode ser o turismo no pós-pandemia: mais empático, inclusivo, acolhedor e receptivo. O projeto contou com recursos da lei Aldir Blanc, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Além do projeto baiano, a série trará casos de sucesso, como o de Socorro, em São Paulo, e o “Praia Acessível”, de Fortaleza (CE). Este último, inclusive, foi um dos premiados no Prêmio Nacional do Turismo de 2019, na categoria “Turismo Social”. A série também trará um projeto da capital federal que desenvolveu guias de atrativos arquitetônicos e religiosos para pessoas com deficiência.
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