Museu do Ipiranga atinge a marca de 1 milhão de visitantes

Continua depois da publicidade

Museu do Ipiranga, em São Paulo, comemora marca nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo). Espaço histórico representa a pluralidade da nova fase da instituição, que se tornou um espaço de reflexão sobre o papel da História, do seu povo e seu tempo

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Visitantes serão recebidos com bottons com a frase “Um milhão de visitantes, um milhão de histórias” durante o fim de semana

Veja também as mais lidas do DT

Nos dias 20 e 21 de abril (sábado e domingo), o Museu do Ipiranga comemora uma marca muito especial: o número de 1 milhão de visitantes desde que retomou as atividades, em 7 de setembro de 2022, após o período de restauro e ampliação.

A marca será celebrada com a distribuição de bottons desenvolvidos exclusivamente para a data, com a frase “Um milhão de visitantes, um milhão de histórias”. Haverá também a realização, às 14h, no Auditório do Museu, da Mostra Contrapontos (release anexo), que traz produções audiovisuais incluídas nas exposições de longa duração abertas na reinauguração do edifício-monumento, que traz produções audiovisuais sobre resistências de povos indígenas. populações negras e diferentes grupos sociais, como pessoas com deficiência e populações LGBTQIA +. Os vídeos já são exibidos em exposições de longa duração no museu. A participação no evento é gratuita.

1 milhão de visitantes, 1 milhão de histórias

De setembro de 2022 até agora, a instituição recebeu em média 2 mil pessoas por dia, entre brasileiros e estrangeiros. Além deles, visitaram o Museu gratuitamente 500 grupos de alunos da rede pública de ensino e outros 90 de pessoas em situação de vulnerabilidade social agendadas por meio de ONGs.

Com o restauro, o Museu do Ipiranga surgiu remodelado não só visual mas também conceitualmente, reforçando sua vocação universitária com a participação de docentes da USP em seu quadro administrativo e curatorial.

A readequação do edifício-monumento em termos de sustentabilidade aproveitou recursos arquitetônicos para oferecer naturalmente luz e ventilação, e quanto à acessibilidade, promoveu a instalação de elevadores, plataformas e piso tátil, sem falar dos recursos táteis, sonoros e até olfativos inseridos organicamente nas exposições para serem fruídos igualmente por pessoas com ou sem deficiência, que também são atendidas em grupo de forma especializada.

Mas as modificações mais fundamentais nem sempre são visíveis a olho nu, da mesma forma que muitos dos visitantes ainda acreditam que o prédio histórico foi a residência de D. Pedro I ou de algum outro membro da Corte: na verdade, o edifício foi inaugurado 73 anos depois da Independência do Brasil, em 1895, então apenas como um Monumento àquela data histórica.

Só em 1922, na comemoração do Centenário da Independência, o Museu do Ipiranga ganhou a configuração que se manteve durante décadas até sofrer ajustes com a reforma entre os anos de 2013 e 2022. O responsável pelo projeto foi o engenheiro e historiador Afonso Taunay, que redecorou os dois primeiros andares com as estátuas e pinturas de bandeirantes, encomendou a maquete do Centro de São Paulo, reformou o Jardim abaixo da esplanada da entrada e consolidou a narrativa que situava a Independência indelevelmente às margens do Rio Ipiranga.

A maquete da cidade de São Paulo antiga, remontando à conformação ainda colonial da cidade, é um atrativo à parte, com a sessão de vídeo explicativa que usa recursos de videomapping para a melhor visualização do espectador.

Seja para pensar a História e o presente, seja para refletir sobre o papel dos cidadãos comuns ou apenas para percorrer a beleza histórica do edifício com sua arquitetura imponente, não foi à toa que o Museu do Ipiranga recebeu 1 milhão de visitantes desde setembro de 2022. E com sua nova configuração, está pronto para repetir esse feito muitas e muitas vezes ao longo dos anos – e da História.

SERVIÇO

1 milhão de visitantes no Museu do Ipiranga

20 e 21 de abril (sábado e domingo)

Distribuição de bottons comemorativos

Realização da Mostra Contrapontos no Auditório (release anexo)

Museu do Ipiranga

Rua dos Patriotas, nº 20

www܂museudoipiranga܂org܂br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade