O que disse Celso Sabino ao assumir o Ministério do Turismo

Continua depois da publicidade

Novo Conselho Nacional de Turismo, campanha para incentivar o turismo doméstico, descontos para turistas estrangeiros e Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo foram priorizados na solenidade de posse

 

POR ZAQUEU RODRIGUES (Colaboração Especial)

Veja também as mais lidas do DT

Em seu primeiro discurso como ministro do Turismo, realizado nesta quinta-feira, 3 de agosto, durante a sua solenidade de posse no Palácio do Planalto, em Brasília, Celso Sabino apresentou um panorama do perfil de sua gestão e ressaltou o potencial do turismo brasileiro para gerar riquezas.

A cerimônia de posse contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; ministros, senadores, deputados, governadores, prefeitos, servidores do MTur; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; e lideranças do mercado de turismo.

Deputado federal (União Brasil-PA), Celso Sabino disse que assume o ministério do Turismo com a missão de fazer do turismo uma ferramenta de desenvolvimento sustentável. “É um desafio que aceito com determinação e humildade, mas com muita confiança. Sendo um setor transversal, será fundamental a interlocução com a Câmara dos Deputados, Senado Federal, ministérios, governos estaduais e municipais”.

O ministro apresentou um panorama da realidade do turismo brasileiro. “Dados oficiais apontam que, no ano passado, o setor faturou cerca de 730 bilhões de reais em todo o país. Números impressionantes. Mas, para se ter uma ideia, o Brasil alcançou a marca histórica de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros antes da pandemia de coronavírus, em 2019”.

Sabino pontuou que o número de turistas estrangeiros no Brasil está muito abaixo do potencial brasileiro. “É praticamente a mesma quantidade de turistas internacionais que estiveram na Torre Eiffel – um único aparelho em Paris. Nossa vizinha Argentina recebeu 7 milhões; Estados Unidos, 50 milhões; China, 65 milhões; e Espanha, 71 milhões de turistas estrangeiros. E nós, 6,3 milhões”, dimensionou.

A projeção do Conselho Mundial de Viagens e Turismo projeta uma movimentação de cerca de 9,5 trilhões de dólares em todo o mundo neste ano. Para ampliar a representatividade do Brasil nesses números, Sabino anunciou a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo contendo programas, metas, objetivos, ações e tarefas, que será apresentado ao presidente da República em setembro.

Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo

A ausência de um plano de desenvolvimento do setor é uma das grandes demandas do mercado. O ministro do turismo adiantou alguns pontos do PNDT e disse que se inspira em iniciativas de sucesso como Portugal, que triplicou o número de turistas estrangeiros em dez anos, passando de 7 para 22 milhões visitantes no ano passado.

“Eles ampliaram a conectividade entre companhias aéreas, investiram em novos produtos e destinos turísticos, em campanhas digitais e qualificação de mão de obra. Estamos no mesmo caminho”, afirmou Sabino.

Promoção do país

O ministro do Turismo ressaltou que a pasta vai investir na divulgação interna e externa. “Com o apoio do ministério da cultura, da Ancine, da Apex, da Embratur, estimularemos a produção cinematográfica para a promoção de destinos brasileiros e campanhas publicitárias dentro e fora do país”.

O ministro também disse que vai propor descontos nas entradas de atrativos e parques nacionais a quem estiver visitando o Brasil pela primeira vez.

Para impulsionar o turismo doméstico, o Celso Sabino adiantou que o MTur lançará o programa Conheça o Brasil. “Muitos brasileiros ainda não conhecem o próprio país. É um programa de estímulo a viagens que, por meio de parcerias com a iniciativa privada, ofertará descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda”.

O ministro também destacou que, para descentralizar as ações do ministério, foi iniciado o projeto MTur itinerante, que irá às regiões com potencial turístico para oferecer recursos do Fundo Geral do Turismo [Fungetur].

“O Fungetur existe para ajudar micro e pequenas empresas do setor na aquisição e equipamentos, reformas, construções e até para capital de giro. Soma-se a isso novas ações como Meu Emprego no Turismo, Revive Brasil e Embarque Nessa, que serão lançadas nos próximos dias”, explicou Sabino.

Ministro do Turismo
O novo Ministro do Turismo, Celso Sabino (Credito: Mintur)

Metas

O ministro sublinhou que a meta é atingir a casa dos dois dígitos na contribuição do setor com o PIB Nacional. Hoje o turismo representa 7,8 % do PIB. ‘Temos a convicção de que o turismo brasileiro pode avançar na economia do nosso país gerando riqueza da ordem de um pré-sal e de forma sustentável’.

“Trabalharemos para bater o recorde de turistas estrangeiros para muito além dos 6,3 milhões por ano. Por consequência, multiplicar os empregos. Não à toa, a Organização das Nações Unidas aprovou resolução no início do ano em que destaca o turismo como mecanismo fundamental para o desenvolvimento social e a preservação da natureza”.

O ministro afirmou que o ministério do Turismo está em sintonia com as diretrizes da ONU e que investirá em programação de desenvolvimento social e em modalidades como o turismo religioso, etno turismo, volunturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo sustentável.

Conselho Nacional do Turismo

Na solenidade de posse desta quinta, o ministro do Turismo referendou o decreto 11.623/1º de agosto, que dispõe sobre o novo Conselho Nacional do Turismo, que ampliou a participação de órgãos públicos, instituições privadas, representantes do trade turístico e do congresso nacional.

“Serão 93 conselheiros, que hoje tomam posse e ajudarão a traçar os rumos do setor no nosso país. No próximo dia 19, sábado, teremos a primeira reunião de trabalho com o Conselho Nacional do Turismo”, disse Sabino.

COP 30

O novo ministro também ressaltou que a realização da COP 30 (Conferência do Clima das Nações Unidas no Brasil) no Brasil, em 2025, representa uma grande oportunidade para o país mostrar ao mundo as ações desenvolvidas aqui para proteger os ecossistemas e a biodiversidade do país. O evento com lideranças do mundo todo acontecerá em Belém, no Pará.

“Vamos trabalhar juntos para garantir que a COP – 30 seja o melhor evento sobre o clima e meio ambiente de todos os tempos, com importantes desdobramentos não só para o Pará, mas para a Amazônia e para todo o país”, afirmou o Sabino.

HUB Turístico

A realização da COP – 30 é uma oportunidade para transformar Belém num grande HUB Turístico, que conectará todas as capitais brasileiras. “Assim como a construção de Brasília estimulou o processo de interiorização, e Transamazônica fortaleceu a unidade nacional com a região Norte do país, o turismo também tem o potencial transformador de levar desenvolvimento para mais regiões do nosso Brasil”.

“O presidente Lula sempre teve compromisso com as pautas sociais, com o combate à fome e com a distribuição de renda. Logo, nosso viés no ministério buscará aliar turismo, cidadania e desenvolvimento. Nossas diretrizes buscarão um turismo que estimule a educação, a saúde, o emprego e a renda”, explicou o ministro.

Celso Sabino também ressaltou em seu primeiro discurso como a importância das parcerias entre as iniciativas pública e privada para a geração e riquezas. “O turismo não é só praia ou floresta. É também ponte, teto, asfalto e internet. Por isso dialoga com os deputados, senadores, governadores, prefeitos e interage com o ministério do Meio Ambiente, ministério das Cidades, ministério da Justiça. O turismo faz conexão com tudo”.

“O mundo tem curiosidade por nosso país – nossas praias, nossas florestas, nossos povos originários, nossa biodiversidade, nossa história, nossa gente. E nós temos a necessidade de transformar esse interesse numa ferramenta de geração de riqueza, emprego, renda e qualidade de vida a todos os brasileiros”, finalizou Celso Sabino.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade