Obra na pista de Congonhas é concluída e pousos e decolagens voltam domingo (6)

Continua depois da publicidade

A pista principal do Aeroporto de Congonhas voltará a receber pousos e decolagens neste domingo (6/9) após conclusão das obras rigorosamente executadas no prazo de 32 dias conforme planejado.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Com a reforma do pavimento, a Infraero entrega ao aeroporto uma pista ainda mais segura, com mais capacidade de drenagem (rápido escoamento da água de chuva) e maior aderência para os pneus das aeronaves. Durante o período de trabalho, foram feitas a fresagem do revestimento asfáltico antigo, a execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras; e aplicação de camada superficial porosa de atrito (CPA), bem como a sinalização horizontal. Ao todo, R$ 11,5 milhões foram investidos na nova pista.

Veja também as mais lidas do DT

A primeira operação programada é a chegada do voo 3009, da Latam, marcado para às 10h05.

Sem parar

Durante o período que a pista principal esteve em obras, Congonhas seguiu recebendo pousos e decolagens na pista auxiliar com aeronaves como o ATR-72 e Caravan, conforme condições estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e Decea. “Esse alinhamento permitiu que Congonhas seguisse aberto, ligando São Paulo às cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, garantindo conectividade à capital paulista”, afirma o superintendente do aeroporto, João Márcio Jordão.

Além disso, aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320, puderam ter em Congonhas um estacionamento, já que a pista auxiliar pôde receber voos de traslado (sem passageiros), o que permitiu que a adequação das malhas das empresas fosse feita sem maiores interferências.

O bom andamento dos trabalhos contou também com a contribuição das companhias aéreas, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e demais entes públicos relacionados, como Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional de Aviação Civil, que desde o início do ano participaram ativamente do planejamento de cada etapa das obras.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade