Os 10 passos do Marketing de Retomada

*Por Lúcio Oliveira


Navegar pelo oceano de dúvidas do que aspira ser o “novo normal” não será tarefa fácil, mas a travessia será ainda mais tortuosa para empresários e profissionais que não se mantiverem atualizados e qualificados para detectar, atender, entregar e encantar este novo consumidor nesta fase. A responsabilidade para manter a economia em atividade, cuidar para que empresas permaneçam em funcionamento e empregos sejam mantidos é de todos os personagens que fazem parte da ampla Indústria do Turismo. Desta forma, entre os muitos ensinamentos diários provocados pela pandemia, a crise tem mostrado que o cliente é a peça central de toda a estratégia de marketing. Aceitar esta condição neste processo de retomada já não é mais uma opção para as empresas, mas uma questão de obrigação para que não fiquem à deriva no mercado.

Ao longo dos anos, seja nos canais online ou offline, o marketing, quando bem estruturado, tem contribuído para o sucesso de centenas de pessoas e corporações, em todo o mundo. Muitas vezes visto – erroneamente – como gasto, o investimento na ferramenta deve ser recorrente, com definição clara dos objetivos e das metas. No momento, é preciso que haja efetiva conscientização da importância do recurso que, no atual cenário de consumo reduzido, é imprescindível para quem deseja criar ações sólidas, direcionar os seus produtos e serviços de forma precisa para os seus clientes e se mostrar indispensável.

Após analisar as movimentações do mercado de Turismo e identificar os caminhos a serem explorados por empresários e profissionais do setor, a Business Factory e a 4C Solutions desenvolveram os “10 Passos do Marketing de Retomada no Turismo”, que apresenta ações direcionadas ao uso correto da ferramenta, direcionadas aos empreendedores e líderes para que possam reestruturar suas empresas diante das mudanças do mercado.

O resultado da análise realizada pelos especialista prevê:

PASSO 1 –  Avaliação 360º: a retomada de uma empresa em um ambiente diferente do habitual exige preparação. Indispensável, neste caso, rever o cenário observando as novas oportunidades e ameaças que surgiram com o momento.

PASSO 2 – Reposicionamento: você deve fazer um reposicionamento da sua empresa, considerando os 5Ps. Faça uma nova avaliação com os seguintes itens: Público-alvo, Produto, Preço, Propaganda e Pessoas.

PASSO 3 – Upload dos reais diferenciais: empresas com diferenciais reconhecidos possuem maiores chances de se posicionar à frente em caso de escolha, porém os diferenciais devem ser facilmente percebidos pelo mercado.

PASSO 4 – Planejamento geral: você planejou o ano de 2020 e está esperando a crise passar para retomar seu planejamento? Esqueça. Você precisará de um novo planejamento.

PASSO 5 – Elaboração de cenários: e como se planejar nesta nova e incerta realidade? Elaborar cenários é a melhor forma de prever o futuro e preparar sua empresa para a retomada.

PASSO 6 – Criação e acompanhamento dos indicadores: com cenários construídos é hora de acompanhar o desempenho da empresa e, para isso, criar e acompanhar indicadores é a forma mais segura de entender se o planejado está correto ou se ajustes devem ser feitos.

PASSO 7 – Abraçar o cliente: abraçar significa envolver, cercar. Ou seja, abraçar um cliente significa se dedicar a entender, conectar e satisfazer o cliente em todas as suas expectativas.

PASSO 8 – Não pare de comunicar: seja uma comunicação interna, administrativa, institucional ou mercadológica, a comunicação é fator condutor de sinergia e de atração para uma empresa

PASSO 9 – Definição de canais de comunicação: na comunicação da sua empresa com o mercado, é de extrema importância definir e ser assertivo no canal de comunicação.

PASSO 10 – Identificação de nichos: o certo é que em meio a grandes mudanças, o mercado e suas necessidades se modificam. Essa, portanto, é a hora de avaliar as novas possibilidades dentro do mercado e identificar novos nichos de atuação.

Para mais informações sobre o MKT de retomada, acesse: https://www.marketingderetomada.com.br/


*Lúcio Oliveira é administrador de empresas e diretor da 4C Solutions

Avatar
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Theatro Municipal de São Paulo terá passeio virtual nesta quinta-feira (9)

Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo tem como foco promover atrativos turísticos e culturais durante a pandemia de coronavírus Agências municipais com EDIÇÃO DO DIÁRIO ------------------------------------------------------------------------------------------------- Toda...

Avianca Brasil pede falência

Por Marcelo Vianna* Após entrar em recuperação judicial em dezembro de 2018, a Avianca Brasil pediu falência na última sexta-feira (03.07) perante à 1ª Vara de...

OMS orienta que viajantes encarem pandemia de Covid-19 com seriedade

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos viajantes nesta terça-feira que usem máscaras em aviões e se mantenham informados, à...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

O golpe do motoboy e a responsabilidade dos bancos

O golpe do motoboy é uma fraude efetuada em que os golpistas se passam por funcionários do banco, e ligam para o cliente informando...

Celso Guelfi, CEO da Global Travel Assistance: “Temos mais futuro que passado”

De acordo com dados da recente pesquisa Criteo (NASDAQ: CRTO) - uma empresa global de tecnologia -  68% dos brasileiros estão ansiosos para viajar...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias