Para expulsar banhistas, cidades de SP usam grades, carro de som e até trator

Continua depois da publicidade

Guardas municipais na areia, grades metálicas de proteção na orla, carros de som nas ruas e até trator são algumas das estratégias que estão sendo adotadas pelas prefeituras de cidades litorâneas de São Paulo pra tentar frear a aglomeração de banhistas.

CNN BRASIL

O feriado da Páscoa acendeu um alerta por todo o litoral paulista. Na última semana, o movimento em estradas paulistas subiu 10%, o que sinaliza um “relaxamento” da quarentena. Até por isso, o governo decidiu colocar mensagens de conscientização em painéis eletrônicos nas estradas, e o próprio governador João Doria (PSDB) fez um apelo para que as pessoas não desçam para o litoral.

Veja também as mais lidas do DT

A reportagem da CNN conversou com prefeitos e autoridades do governo estadual, que se mostraram receosos do que pode acontecer a partir desta quinta-feira (9), quando os primeiros veranistas devem descer para o litoral.

São Sebastião: trator e guardas

Prefeitura de São Sebastião usa até trator para dispersar banhistasPrefeitura de São Sebastião usa até trator para dispersar banhistas (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião)

Dos três casos de coronavírus confirmados em São Sebastião, no litoral norte, dois são veranistas; não moram na cidade. O município já teve uma morte por COVID-19 registrada.

A cidade está superlotada. Além dos 90 mil habitantes, tem outras 50 mil pessoas instaladas, segundo um levantamento da prefeitura, mesmo com hotéis, pousadas e casas de aluguel fechados por decreto. São turistas ou pessoas que mantém casas de veraneio nas praias mais sofisticadas do litoral do estado, como Juquehy, Baleia, Riviera e Maresias.

“Nos outros casos suspeitos, a gente tem vários funcionários de condomínios de luxo: seguranças, porteiros, jardineiros, o que mostra claramente onde o vírus tem se espalhado”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Um dos gargalos é que a cidade tinha apenas seis leitos de UTI. Com a chegada do vírus, a prefeitura conseguiu ampliar para 38 leitos, mas ainda avalia que isso é insuficiente.

Por ter mais de 100 km de praia, o prefeito considera inviável fechar a orla com bloqueios e ainda tem enfrentado resistência dos banhistas, que mesmo durante a quarentena seguem indo para a praia. Guardas municipais têm tentado convencer as pessoas a deixarem as áreas de areia, mas a extensão da praia dificulta o trabalho. Até tratores têm sido usados para dispersar os banhistas.

Santos: grades de metal na orla

Coronavírus: prefeitura de Santos fecha calçadão de praias com grades

Coronavírus: prefeitura de Santos fecha calçadão de praias com grades (Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos)

Maior cidade do litoral de São Paulo, Santos tem um agravante na luta contra o coronavírus: um a cada cinco habitantes da cidade tem mais de 60 anos. Depois de ter fechado as praias para o público, o prefeito Paulo Barbosa (PSDB) determinou a instalação de grades de proteção impedindo o acesso ao calçadão no último sábado (4).

“Fiz porque a gente tomou medidas restritivas na faixa de areia que foram compreendidas pela maioria absoluta da população, mas uma minoria continuou usando calçadão pra caminhadas e práticas esportivas. Por isso, ampliamos as restrições. Temos mais responsabilidade porque temos muita gente na faixa de risco”, disse Barbosa.

Guarujá: carros e barreira sanitária

Carro de som no Guarujá alerta para necessidade de evitar aglomerações

No Guarujá, carro de som alerta para necessidade de evitar aglomerações (Foto: Divulgação/Prefeitura do Guarujá)

Nesta quarta-feira (8), um decreto municipal permitiu que a cidade fizesse como Santos, bloqueando o calçadão e a orla das principais praias da cidade, como Astúrias, Tombo e Pitangueiras.

A cidade implantou barreiras sanitárias em sete locais, uma força-tarefa com agentes de trânsito e guardas municipais que, juntos, já barraram 5 mil veículos de pessoas que não têm imóvel no Guarujá, turistas, banhistas e veranistas. A rede hoteleira da cidade e as pousadas estão fechadas por decreto.

Dos 330 mil habitantes da cidade, 90 mil moram em condições precárias e a cidade só tem 40 leitos de UTI. Vinte deles serão exclusivos para coronavírus, e um deles já está ocupado com uma pessoa com suspeita, esperando a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, na capital. Há sete casos já confirmados da COVID-19. Pessoas em situação de rua foram encaminhadas para um ginásio. Há 220 vagas e acompanhamento médico no local.

A prefeitura está terminando um hospital de campanha na base aérea instalada na cidade, com apoio da Aeronáutica, onde serão mais 50 leitos, 20 deles de UTI.

“Em duas a três semanas, é melhor que nós possamos nos sentir ridículos por termos exagerado do que esúpidos por não termos agido. O falido se recupera, o falecido não”, diz o prefeito Valter Suman (PSB). “É triste falar isso, mas me sinto numa cidade fantasma”.

Seis carros de som rodam pela cidade, falando sobre o crescimento do número das mortes e orientando as pessoas ficaram em caso e evitarem a todo custo aglomerações.

Aglomerações

Especialistas apontam que o espalhamento do vírus pelo ar é agravado em ambientes onde há aglomeração. Justamente por isso, a recomendação deles é que atividades ao ar livre onde não há qualquer tipo de proximidade ou contato com outra pessoa não oferecem riscos. Mas atividades de lazer, como passeio em praias cheias, diminuem a eficácia da quarentena.

“A base do isolamento social é que a gente conviva o mínimo possível com as pessoas do ponto de vista física, tenha o mínimo possível de chance de contato. Isso significa que eventualmente nós podemos fazer pequenas saídas para ir a um mercado, uma pequena caminhada, desde que a gente não encontre com pessoas, não converse com pessoas na rua, que a gente não encoste nas pessoas”, diz o infectologista Renato Grinbaum.

“É um temor muito grande se as pessoas começarem a relaxar, se elas forem para almoços de família na Páscoa, se elas forem para a praia se divertir e com contatos entre pessoas, como se a gente tivesse uma situação normal. O que a gente espera, caso isso aconteça, é que algumas das pessoas vão adoecer e transmitir para outras pessoas, e que a gente vai perder um bocado da eficácia do isolamento social”, completa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade