Patrimônio Cultural é Turismo: Projeto está com inscrições abertas

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Adesão ao programa “Patrimônio Cultural é Turismo” pode ser feita até 10 de novembro, e empreendedores dos 15 municípios que compõem a região de Angra Doce podem participar

Estão abertas as inscrições para o “Patrimônio Cultural é Turismo”, iniciativa da Unibes Cultural em parceria com a Bemtevi e patrocínio incentivado da CTG Brasil. Dessa forma, o programa selecionará 15 projetos de empreendedores de Angra Doce, como é conhecida a região localizada na divisa entre os estados do Paraná e de São Paulo.

Também vale destacar que as adesões ao programa são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo site. Para participar, é preciso ter o CNPJ de empresa em um dos 15 municípios que compõem Angra Doce.

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Nesse sentido, são: as paranaenses Carlópolis, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Salto do Itararé e Siqueira Campos. E as paulistas Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Canitar, Chavantes, Fartura, Ipaussu, Itaporanga, Ourinhos, Piraju e Tamburi.

Patrimônio Cultural é Turismo: veja os requisitos e benefícios

Os empreendedores devem inscrever projetos que valorizem os patrimônios culturais da região e, consequentemente, estimulem o turismo. Além disso, um dos requisitos do Patrimônio Cultural é Turismo é ter as evidências de atividade sustentável.

Assim, a ideia é que as empresas do setor de turismo escolhidas contribuam para a valorização e preservação do patrimônio cultural da região.

Também, os projetos selecionados terão a oportunidade de ter um plano de negócios e amadurecer novas ideias, junto com um consultor especializado da empresa de investimento social Bemtevi. Dessa forma, este acompanhamento se dará de janeiro a agosto de 2023.

E em paralelo, ocorrerá a identificação e o registro dos patrimônios de Angra Doce, que darão origem a uma exposição fotográfica na Unibes Cultural, em novembro do ano que vem.

Patrimônio Cultural é Turismo: capacitações

Além disso, serão criados materiais educativos com foco nos multiplicadores (professores, ongs e profissionais do turismo), que serão os grandes transformadores da visão e percepção na comunidade.

“A intenção é valorizar o patrimônio cultural e entendê-lo como relevante para desenvolver o turismo regional, por seu potencial agregador na geração de renda. Nosso foco é fortalecer o empreendedorismo e formar multiplicadores na região”, disse Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural.

Ainda, Assami explicou que o desconhecimento sobre o tema e sobre os próprios patrimônios da região levam à não-preservação de uma identidade social e cultural potente.

“O foco é o maior conhecimento sobre a história e as possibilidades de turismo na região. E também, a preservação de todo este patrimônio, para que muitas gerações possam usufruir”, completa.

Por fim, Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação & Sustentabilidade da CTG Brasil, concessionária de oito usinas hidrelétricas no rio Paranapanema, acrescentou:

“O nosso propósito é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico. E gerar impacto social positivo nas regiões onde estamos inseridos. Pois, ao fortalecer iniciativas que fomentam o turismo sustentável e o empreendedorismo, reforçamos nosso compromisso com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU”.

Conheça a região de Angra Doce

Cachoeiras, trilhas, praias artificiais, fazendas históricas e muita natureza, fazem de Angra Doce um promissor polo turístico. Além disso, está localizada na confluência dos rios Paranapanema e Itararé.

E a maioria dos municípios que o compõem são banhados pelos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Jurumirim, Chavantes e Salto Grande. Também, a região também atrai turistas que gostam de atividades esportivas e a pesca.

Patrimônio Cultural é Turismo: Veja o cronograma de inscrições

Inscrições para empreendedores locais – Até 10 de novembro de 2022
Divulgação dos projetos aprovados – Dia 20 de dezembro de 2022

Para saber mais sobre o projeto “Patrimônio Cultural é Turismo”, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT com agências.

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