Paulo Piratininga publica segundo livro e se descola de lógica meramente comercial

Conheço poucos empreendedores que conseguem destrinchar e explicar o seu negócio de uma forma tão precisa e sucinta como o Paulo Piratininga.

Para que essa introdução não soe como falsa ou elogio barato, acrescento que Piratininga é o atípico dono de um armazém que não só sabe em que prateleira está o sal, mas conhece a sua composição química e os malefícios que ele faz ao corpo e à saúde se utilizado de forma inadequada.

Paulo não é médico nem comerciante esperto, mas jornalista e lançou no último mês de outubro seu segundo livro “Melhores Práticas para se relacionar com a imprensa” (CLA Editora), onde faz um diagnóstico sobre comunicação corporativa.

Seu livro é tão versátil que pode ser lido, apreciado e utilizado por quem faz a notícia, quem lê a notícia, quem articula a notícia e por quem é a notícia, necessariamente fora desta ordem: o jornalista, o leitor em geral, o assessor de imprensa e o empresário dono de empresa.

Piratininga criou um guia didático que serve para orientar seus colaboradores no exercício da lida cotidiana junto aos grandes, médios, pequenos, regionais e especializados veículos de comunicação. Pontos como ética, gerenciamento de crises, técnicas de entrevistas, procedimentos em coletivas e uma série de situações do dia a dia do assessor de imprensa são expostos no livro em linguagem limpa e clara. Um manual conciso de gestão empresarial em comunicação que toda agência e assessoria de imprensa deveria ter.

- Advertisement -

Como empresário e diretor de uma agência de comunicação, Piratininga mira também outro ponto da agitada paisagem do mercado. Seu trabalho serve como uma carta de apresentação a todo pequeno, médio ou grande empresário que ainda não sabe mensurar a importância de uma boa assessoria de imprensa e de seu papel catalizador e irradiador da marca. O livro aponta caminhos e explica conceitos da catapulta midiática: em outras palavras, como lançar na mídia o nome, a visão, a missão, os valores e todo esse arsenal de conceitos que carrega uma empresa.

No entanto, diferente de 90% dos donos de assessorias de imprensa do país, que se moldam e se pautam pelos resultados quantitativos de seus clientes e pela busca quase que insana por novos contratos – desrespeitando veículos de imprensa, infringindo regras de mercado e desdenhando profissionais – Paulo Piratininga ao escrever este seu segundo livro se descola do caráter antropófago do habitat em que está inserido e alcança o status dos educadores, pedagogos e escritores – naquele duro papel de democratizar o conhecimento, estimular a técnica, e oferecer, de maneira fraternal, o saber. Paulo é honesto ao vender o seu sal.

Paulo Piratininga – Formado em jornalismo e Rádio & Televisão pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, atua no segmento de comunicação desde 1986. Depois de atuar como repórter e editor descobriu sua vocação em comunicação empresarial e desde 1992 dirige a Scritta Comunicação Corporativa. É autor e organizador do livro “Como usar a mídia a seu favor – as melhores práticas para ser notícia” (Editora CLA 2008).

Melhores Práticas para se relacionar com a imprensa
Paulo Piratininga
Editora CLA
Edição: 1ª Edição – 2014
Número de Páginas: 158

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Flávia Alessandra e Otaviano Costa vão representar Hotéis Hard Rock no Brasil

    A rede de hotéis Hard Rock, desenvolvida no Brasil pela incorporadora VCI SA, terá Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e membros consultivos...

    Petrópolis (RJ) realiza 21º Festival Petrópolis Gourmet

    Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet Edição DIÁRIO com agências A previsão é a...

    Turismo da Cidade do Cabo despenca com a nova variante do coronavírus Omicron

    CIDADE DO CABO, 30 DE NOVEMBRO (Reuters) - A chegada do transatlântico Europa na Cidade do Cabo nesta terça-feira (30) deveria ser uma celebração...

    Governo paulista cria Distrito Turístico Serra Azul para ser a ‘Orlando brasileira’

    "O distrito turístico tem uma capacidade impulsionadora para investimentos privados, empregos e oportunidades em toda a região”, afirmou Doria Edição DIÁRIO com agências O Governador de...

    “O setor não suporta mais a recessão que vem enfrentando”, afirma Manoel Linhares

    Em artigo, presidente da ABIH Nacional fala sobre novas restrições e diz que dificultar as viagens internacionais parece não ser a solução Por Manoel Linhares O...

    Siderley Santos, CEO do grupo Arbaitman: “Nunca vendemos tanto o destino Brasil”

    A chegada do fim do ano combinada com os avanços da vacinação e a abertura das fronteiras de destinos internacionais têm dado novo ânimo...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing