Pedra Pintada, mais um dos mistérios da região amazônica !

Continua depois da publicidade

Diz a lenda que na região amazônica existe a cidade perdida de El Dorado, toda feita em ouro. Exploradores há muitos anos procuram por ela ou por uma passagem que possa levar ao tesouro.

por Patrícia de Campos*


A 140 Km de distância do Monte Roraima, que dizem ser um portal entre os tempos e tem seu interior rios subterrâneos e cavernas, no estado de mesmo nome, existe mais um dos grandes mistérios que a Amazônia guarda, a Pedra Pintada. Hoje um sítio arqueológico nas terras da reserva indígena de São Marcos, em Pacaraima. Dizem que a região foi um lago, chamado Lago Manoa, e que seria também nessa região a entrada da Cidade de Ouro.

Veja também as mais lidas do DT

Um dos grandes mistérios que envolvem a Pedra Pintada é a própria localização, pois está assentada sobre uma extensa planície, como se fosse um monumento megalítico, às margens do Rio Parimé, com a aparência de um ovo gigante. Tem cerca de 40 metros de altura.

Segundo arqueólogos as inscrições datam de quatro mil anos. Muitos dos signos marcados nas paredes são bastante parecidos com encontrados nas civilizações egípcias, fenícias, gregas, etruscas e hebraicas. Como explicar que em plena selva amazônica apareçam setenta e cinco letras e símbolos que foram utilizados por antigas civilizações europeias e asiáticas, até mesmo, muito antes da existência destas?

Com cerca de quinze metros de altura, está representada em forma ondulada uma grande serpente, que pelo tamanho dá a impressão de serem duas, uma sobre a outra, e seguem em um padrão lógico até encontrar abaixo desenhos de sóis brilhantes e figuras com riscos justapostos. Seria um imponente portão de entrada para algum lugar?

Segundo arqueólogos as inscrições datam de quatro mil anos (Crédito: Patrícia de Campos)

No interior da Pedra Pintada, aparentemente existe apenas um grande salão. Seria ali onde aconteceriam os ritos de passagens dos tempos de antanho? Perguntas que se elevam à altura do Monte Roraima.


MONTE RORAIMA
Quem leva:
Roraima Adventures organiza esta viagem mediante autorizações da Comunidade Indígena e da FUNAI
https://roraimaadventures.com.br
Fone: (95) 3624-9611


*Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade