Hotéis sustentáveis: um novo hábito dos fluminenses, segundo Fecomércio-RJ

Continua depois da publicidade

Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que 79,3% dos fluminenses têm hábito de viajar e maioria considera hotéis sustentáveis essenciais

Segundo a nota enviada à redação, a pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), entre os dias 22 e 29 de junho, mostra que 79,3% dos moradores do estado do Rio de Janeiro têm o hábito de viajar. As viagens para fora do estado ainda são a preferência entre os fluminenses (47,6%), enquanto 40,4% preferem o turismo interno. Os outros 12% priorizam destinos internacionais.

Para o presidente da Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ), Paulo Michel, este índice de viajantes que valorizam os atrativos de seu estado é crescente: “Apesar das adversidades, a pandemia ensinou os fluminenses a valorizarem os atrativos do Rio de Janeiro, descobrirem destinos vizinhos, priorizarem viagens rodoviárias e em família, experienciarem os destinos com maior permanência. Isso foi determinante para os hotéis do interior do estado, que foram os primeiros a se recuperar do cenário pandêmico”, comenta. Um bom exemplo deste cenário são as férias de julho, onde os destinos de inverno, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Miguel Pereira e Penedo registram ocupação igual ou superior a 80% nesta esta temporada, segundo o levantamento da ABIH-RJ.

Veja também as mais lidas do DT

Para as férias de julho, o Le Canton, em Teresópolis, já registra 82% de ocupação. O hotel acaba de inaugurar mais um brinquedo no Parc Magique, o primeiro parque de diversões coberto funcionando dentro de um resort no país e uma das principais atrações para crianças na região. Trata-se de um dragão gigante, no qual os pequenos sobem e escorregam, saindo pela boca.

Este mês, os hóspedes também passaram a contar com uma nova piscina de 230 metros de comprimento e capacidade para até 200 pessoas. E o Bar Léman, próximo à piscina central, foi ampliado e saltou de 55 para 103 lugares.

Na capital, o Lsh By Own Lifestyle Hotel vem explorando o público da própria cidade neste período de retomada, com eventos, day use e reservas atrativas para cariocas, que representam pelo menos 40% do total de hóspedes.

Na Costa Verde, o Portobello Resort & Safári, mesmo estando localizado na Rio-Santos, a rota dos paulistanos, conta com mais de 70% de suas reservas geradas por fluminenses, prioritariamente cariocas. Já na Porto Imperial, em Paraty, os cariocas vêm logo depois dos paulistanos, representando cerca de 30% da composição das reservas.

As viagens verdes estão em alta! A pesquisa do IFec-RJ aponta o índice de viajantes consultados que consideram essencial para a viagem hotéis sustentáveis: 71,9% levam em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos antes de realizarem suas reservas. A sondagem mostra ainda que 67,4% se preocupam com consumo de produtos típicos, vindo de fornecedores locais, quando escolhem o destino da viagem. A grande maioria dos entrevistados, 73,4%, costuma procurar lugares com mais contato com a natureza. 15,8% procuram locais que possibilitam conciliar lazer e trabalho.

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme comemora este índice. Criada sob inspiração da Conferência Rio-92, a Associação foi pioneira em adotar seu Código de Ética e Conduta Ambiental a fim de orientar as atividades de seus associados no rumo da sustentabilidade. “A pandemia que nos afligiu neste início de década eleva em muitos graus o sentido de urgência por ações capazes de frear efetivamente o agravamento das crises da biodiversidade, climática e agora sanitária, todas interconectadas. A pandemia aumentou a consciência ambiental de consumidores e turistas.

Os consumidores mais conscientes passam a buscar oferta de empresas e produtos turísticos que já tragam a conexão com a sustentabilidade inseridas em seus portfólios”, comenta o diretor de meio ambiente da Roteiros de Charme, Luiz Penna.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade