Poesia, música, literatura e artes plásticas brotam da Casa das Rosas

No dia 22 de outubro de 1985 a Casa das Rosas completa 35 anos do seu tombamento pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. O espaço é considerado, portanto, um bem cultural de interesse histórico-arquitetônico, sendo um exemplar remanescente do período cafezista de São Paulo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Integrando a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um dos marcos culturais da Avenida Paulista. Voltado à formação na área de literatura e à difusão da obra de autores muitas vezes deixados de lado pelo mercado, o museu tem oferecido atividades culturais, artísticas e educativas de forma gratuita e para diversos públicos. Cursos, oficinas de criação e crítica literária, ciclos de debates, apresentações literárias e musicais, peças de teatro e exposições são algumas das ações que fazem parte da programação.

Entre o ano de 2009 e o 1º trimestre de 2020, a Casa das Rosas atendeu um público de mais de 2,2 milhões de pessoas, realizou mais de 1.940 atividades e promoveu 52 exposições. Em 2018 e 2019 o espaço chegou a receber 380.810 e 485.187 pessoas, respectivamente.

Entre as atrações mais marcantes da Casa das Rosas estão sua participação em todas as edições da Virada Cultural de São Paulo, o projeto Jardim Paradiso – exibição de filmes no belo jardim do museu -, os programas celebrativos do aniversário da Casa e os diversos grupos de saraus e poetry slams vindos de todos os cantos da metrópole, que atraíram amplos e diferentes públicos.

Estilo eclético

O museu Casa das Rosas está ambientado no casarão em estilo eclético projetado em 1928 por Ramos de Azevedo e construído nos anos 1930, que foi residência, até 1986, de herdeiros do célebre arquiteto paulistano.

O casarão foi transformado em espaço cultural pelo Governo do Estado de São Paulo, sendo inaugurado como Casa das Rosas em 1991, quando a Av. Paulista já se destacava como polo não só econômico, como também político e cultural da cidade. A instituição foi reinaugurada como museu-casa literário designado como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura em 2004, quando foi oficializada a doação de grande parte do acervo pessoal do Haroldo de Campos, poeta, ensaísta, tradutor literário e um dos criadores da poesia concreta.

Para enfrentar o momento de pandemia da Covid-19, o museu-casa literário adaptou a programação cultural e educativa, oferecendo diversas atividades por plataformas virtuais e redes sociais, informadas no hotsite http://poiesis.org.br/maiscultura/.

Diante do anúncio feito em 9 de outubro pelo Governo e pela Prefeitura de São Paulo, de que a capital paulista chegou à fase verde de combate ao novo coronavírus, a Casa das Rosas retornou, em 14/10, com as visitas presenciais para as exposições Arteletra em Trânsito e Estrutura explodida – vidobra de Haroldo de Campos. A visitação é realizada de quarta a sábado, das 12h às 16h, com capacidade reduzida e as devidas medidas sanitárias. As visitas são liberadas apenas por meio do agendamento prévio do público interessado, que deve ser feito pelo site http://www.casadasrosas.org.br/.


SERVIÇO
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447 | E-mail: contato@casadasrosas.org.br
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.
Entrada gratuita

Visitas de quarta a sábado, das 12h às 16h;
Visitas apenas por agendamento via site do museu;
Casa das Rosas permitirá até 40 visitantes | 10 visitantes por hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    EUA tem mais de 1 milhão de passageiros viajando no Dia de Ação de Graças

    Mais de 1 milhão de pessoas passaram pelos aeroportos dos Estados Unidos na quarta-feira (25), véspera do dia de Ação de Graças, celebrado nesta...

    Estados Unidos exigirá fiança de até $15 mil para concessão de vistos, Brasil está fora

    A partir do dia 24 de dezembro, quem quiser viajar para os Estados Unidos além de preencher o DS-160 e  recolher as taxas usuais...

    Hot Beach Parque & Resorts de Olímpia (SP) está na Black Friday

    O Hot Beach Parque & Resorts de Olímpia (SP) está na Black Friday. O maior desconto, de 50%, é no passaporte anual, que dá...

    Palestra virtual sobre turismo fluvial reúne Amyr Klink e Lars Grael

    O Instituto de Engenharia (IE) e o Movimento Pró Logística MT (MBL) promovem no dia 30 de novembro, às 15h30, a palestra virtual: O turismo...

    Preservação da onça-pintada exige medidas de proteção e combate à caça ilegal

    Com sua população em declínio, ao celebrar o Dia Nacional da Onça-Pintada, que acontece neste domingo (29), é preciso destacar as medidas fundamentais para...

    LATAM aceitou decisão do caso das juízas, por respeito ao Poder Judiciário

    O site Consultor Jurídico desta quinta-feira (26) publicou uma decisão do 2º Juizado Especial Cível de Niterói que condenou a companhia aérea Latam a pagar...

    Relacionadas

    Open chat