Ponta Grossa terá plano plurianual e deve garantir projetos turísticos

Por Paulo Atzingen*

As interrupções de boas ideias e bons projetos no Brasil integram o calendário de decepções e frustrações principalmente quando esses projetos e ideias passam pelo âmbito público. Para os municípios do Paraná, no entanto, foi criado o Plano Plurianual 2026 ou Paraná Turístico 2026 que deverá garantir continuidade de projetos à longo prazo. O plano foi lançado em setembro do ano passado e engloba as 14 regiões turísticas do Estado do Paraná.

“Agora, em setembro, completa um ano e faremos uma avaliação. Neste primeiro ano já constituímos o G11, que congrega os municípios melhores classificados em suas categorias. A ideia é trabalhar a inteligência turística e ter uma visão de destinos inteligentes”, afirma ao DIÁRIO Manoel Jacó Gimenes, diretor presidente da Paraná Turismo. A regionalização e destinos integrados é, segundo Jacó, um exemplo de inteligência turística.

Longo Prazo

Jacó, em entrevista ao DT, durante o 2º Salão de Turismo de Ponta Grossa, garante que esse plano (elaborado por várias mãos, como Sebrae, Universidade Federal do Paraná, Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná – e outras organizações do Conselho Estadual de Turismo do Paraná), terá como manter projetos turísticos regionais mesmo na troca de governos, sejam em eleições municipais ou estaduais.

“Já tivemos experiências ruins de descontinuidade. Precisávamos de alguma coisa a médio prazo. Levamos o Plano ao executivo e foi aprovado. Envolvemos a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa – o Plano, hoje, já possui mais de 2.500 páginas de diagnósticos e prognósticos que envolvem estudos de nossa potencialidade turística. O estudo será enviado a Assembleia Legislativa do Paraná para ser aprovado e transformado em Lei Estadual ainda este ano.

Passaporrte capaPassaporte

Durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, realizado durante os dias 24 e 25 de agosto, foi lançado o Passaporte Turístico Paranatur. A peça promocional é uma forma de estímulo para os turistas paranaenses conhecerem de forma prioritária as atrações e locais de interesse turístico de quatro regiões turísticas do Estado.

“O Passaporte é um instrumento para nós podermos divulgar, promover e incentivar a comercialização de novos produtos turísticos. O nosso desafio nos últimos dois anos foi o de trazer alternativas para os destinos já tradicionais como Foz do Iguaçu, Curitiba e Ilha do Mel. Neste contexto, nós trabalhamos inicialmente com quatro regiões turísticas.”, afirmou Manuel Jacó.

 

* O jornalista Paulo Atzingen viajou ao Paraná a convite do município de Ponta Grossa

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Latam entra em recuperação judicial no Brasil, com solicitação a tribunal de Nova York

O Grupo Latam Airlines decidiu incluir a operação brasileira no processo de recuperação judicial, solicitado em um tribunal de Nova York, em 26 de...

Parques Walt Disney World Resort reabrem neste sábado (11)

Os parques temáticos Magic Kingdom e Disney’s Animal Kingdom reabrem no dia 11 de julho, seguidos do EPCOT e Disney’s Hollywood Studios, no dia...

Com demissões, CVC estima perdas de R$ 756 milhões com a pandemia

A CVC Corp, maior grupo de turismo do país, anunciou uma previsão de perdas de R$ 756 milhões durante o primeiro semestre do ano,...

Jornal DIÁRIO DO TURISMO tem novo slogan e anuncia novos colaboradores

Novidade que reforça o protagonismo do leitor integra a nova etapa do projeto de renovação editorial, explica o diretor de redação Paulo Atzingen  POR ZAQUEU...

7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação. Reuniões virtuais, lives, webinars e...

Blue Tree Hotels entra na era room office e lança lança My Space

A rede Blue Tree Hotels anuncia nesta sexta-feira (10) o lançamento do serviço My Space. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Trata-se da ambientação dos apartamentos em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias