Prefeito de Barretos e Secretário de Turismo apresentam Festa do Peão como case de sucesso

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen*

Os 10 dias de duração da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos têm extrapolado o calendário do município do Oeste paulista com seus benefícios à economia regional. Foi essa uma das constatações após o prefeito da cidade Guilherme Ávila e o secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, apresentarem um balanço da 64ª edição do evento, que aconteceu de 15 a 25 na capital country do Brasil.

“É um impacto fantástico na economia do município. Recebemos 800 mil pessoas, sendo que desse total 58% são turistas. Movimentamos R$ 900 milhões com turismo na edição deste ano”, falou Guilherme Ávila durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), em São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

Questionado pelo DIÁRIO se o município tem um projeto para descentralizar os benefícios do evento – hoje uma data específica -, tornando a festa um produto para ser consumido ao longo do ano e beneficiando as pessoas e famílias que dependem das atividades geradas pelo turismo, Ávila disse que sim, que o evento já tem uma envergadura de alcance socioeconômico significativo.

“O município se beneficia com toda a cadeia produtiva do turismo, entre elas, a hospedagem, o transporte, a alimentação, as compras e o lazer. “A festa do peão é sempre uma grande vitrine, assim como o turismo médico, impulsionado pelo Hospital de Câncer de Barretos”, afirmou. O município, segundo ele, é um MIT (Município de Interesse Turístico) e sua tradição sertaneja, a maior do Brasil, pode ajudá-lo a tornar-se uma Estância Turística. “Temos a maior festa de rodeio da Terra, em termos de público”, reforçou o prefeito, acrescentando que todas os recursos públicos destinados ao município são utilizados para o benefício de infra-estrutura da cidade. “O parque (onde se realiza a festa do Peão) é auto-sustentável e tem uma demanda de recursos muito acima de qualquer repasse”, afirmou ao DIÁRIO.

Na apresentação dos números da Festa do Peão um dado que se destacou foi a nota média alcançada a partir da pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A nota média atingiu 8,9, sendo que 62,7% deram nota 10. A grande maioria dos entrevistados disse que foi a Barretos apenas para a festa, cerca de 90%.

A pesquisa foi realizada pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo

Inteligência e roda

“Estamos com objetivos claros de tirar o turismo das páginas do turismo e coloca-lo nas páginas da economia. Barretos tem uma contribuição importantíssima nesse contexto. Segundo dados do IBGE o setor de turismo e serviços cresceu 0,7% no primeiro semestre deste ano em São Paulo, enquanto a economia do país girou em torno dos o,4%, afirmou Vinícius Lummertz.

De acordo com Vinícius, essa pesquisa em Barretos inicia uma série histórica importante para que se possa trabalhar melhor. O papel da Secretaria é trabalhar na inteligência. Assim a roda roda melhor”, sintetizou.

A apresentação dos números contou também com a presença do secretário de Cultura do Estado Christiano Braga e o diretor da Festa do Peão de Barretos, Marcos Abud.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade