Relatório traz dicas de como aeroportos podem melhorar sua eficiência

O relatório foi encomendado pela Amadeus, com informações fornecidas por executivos seniores de aeroportos e por especialistas de companhias aéreas e da indústria

REDAÇÃO com agências –

Com o aumento do fluxo de pessoas pelo mundo, a concorrência entre os aeroportos para atrair viajantes e companhias aéreas vai se intensificar, segundo o relatório. Para permanecerem na liderança, os aeroportos têm a oportunidade de construir um sofisticado ambiente de TI que cria valor para todas as partes interessadas.

Um novo relatório, Strengthening the Airport Value Proposition, desenvolvido pela Frost & Sullivan e encomendado pela Amadeus, analisa como os aeroportos podem equilibrar os quase sempre desalinhados interesses de diferentes partes, concentrando-se no viaj1ante. Ao fazerem isso, aeroportos e companhias aéreas conseguem identificar valores e incentivos compartilhados, para maior colaboração e cooperação.

Segundo o relatório, a transformação digital dos processos, a análise de dados bem executada e o compartilhamento de informações podem permitir aos aeroportos diferenciar suas ofertas para as companhias aéreas clientes.

Utilizando tecnologia moderna para oferecer uma experiência aprimorada aos viajantes, por meio do processamento mais fluido dos passageiros e da reconciliação otimizada de bagagens, os aeroportos conseguem ajudar as companhias aéreas a cumprirem com seu compromisso com os viajantes. Ao mesmo tempo, o poder da nuvem pode melhorar a forma como os aeroportos fazem negócios com as companhias aéreas, proporcionando mais eficiência operacional, flexibilidade e agilidade.

O relatório apresenta um conjunto de recomendações para os aeroportos que buscam consolidar sua proposição de valor, incluindo:

  • Tornar a TI uma impulsionadora estratégica de valor para as companhias aéreas em áreas-chave, como experiência do viajante
  • Canalizar o potencial da tecnologia para garantir diferenciação competitiva, melhorando a eficiência operacional
  • Concentrar-se nas necessidades do viajante como o cliente mais importante (e compartilhado), para identificar áreas de melhoria para todas as partes interessadas
  • Utilizar tecnologia para possibilitar novas fontes de receita e inovação de processos
  • Apoiar as companhias aéreas e aumentar a satisfação com as mesmas, utilizando tecnologia para aumentar a agilidade e remover a complexidade no ambiente do aeroporto
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