Restrições de acesso em Jerusalém elevam tensões e deixam 6 mortos

Continua depois da publicidade

Agências Internacionais

A polícia de Israel proibiu nesta sexta-feira (21) que homens com menos de 50 anos entrem na Cidade Velha de Jerusalém, que inclui locais sagrados do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.

Após a restrição no acesso, palestinos entraram em confronto com policiais israelenses em protestos no local e em diferentes pontos da Cisjordânia. Em Jerusalém, morreram ao menos três palestinos.

Mais tarde, um palestino invadiu uma casa no assentamento judaico de Halamish, na Cisjordânia, e matou três israelenses a facadas. Um soldado de folga ouviu os gritos e atirou contra o agressor, que ficou ferido.

Veja também as mais lidas do DT

O aumento das tensões ao longo do dia levou o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a suspender as relações com Israel  até que as medidas de restrição de acesso à Cidade Velha de Jerusalém sejam revertidas.

A medida foi tomada em um momento de tensão após atentado na semana passada em que três atiradores árabes-israelenses abriram fogo contra a polícia próximo ao Monte do Templo, conhecido pelos muçulmanos como Esplanada das Mesquitas, em um dos acessos à área da Cidade Velha.

Após o ataque, Israel instalou detectores de metal nas entradas do local santo, o que alimentou protestos e confrontos quase diários entre palestinos e policiais israelenses.

Líderes religiosos muçulmanos em territórios palestinos pedem para que fiéis rezem nas ruas e não entrem na Cidade Velha, alegando que os detectores fazem parte de uma tentativa israelense de expandir o seu controle sobre o território sagrado. Israel nega.

“Israel está comprometida em manter o status quo no Monte do Templo e a liberdade de acesso aos lugares santos”, disse um porta-voz do governo de Israel nesta sexta.

Após o anúncio da restrição, a polícia israelense reforçou os seus efetivos na Cidade Velha com “unidades móveis em todos os setores e bairros”. Aproximadamente 3.000 militares participam da operação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade