“Estar entre os finalistas é o endosso ao trabalho que está sendo feito, sinal do seu valor para o Turismo”, afirma o diretor presidente do Emprotur Bruno Giovanni
Edição DIÁRIO com agências
O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), é o vencedor do Desafio Turistech Brasil na categoria Academia, Destinos e Empresas da premiação .
O reconhecimento é uma realização do Ministério do Turismo em colaboração com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo, SEBRAE, Banco Internacional de Desenvolvimento e a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Veja também as mais lidas do DT
O objetivo é estimular a inovação do turismo no país, melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital e dar visibilidade nacional e internacional aos agentes e líderes da inovação no turismo.
Neste ano, a ação teve 351 projetos inscritos de 24 estados do país. Para o responsável pelo setor de Inteligência da Emprotur, Leonardo Seabra, o prêmio é um reconhecimento do trabalho de excelência realizado pelo Governo do Estado e Emprotur. “O prêmio chega num excelente momento para reconhecimento de todo esforço e trabalho prestado pela equipe do Governo, e em especial da Emprotur, mostrando como é importante estimular ações de planejamento a partir de dados e informações. Esse reconhecimento externo é importante, mostra que estamos no caminho certo”.
O Sírio, projeto vencedor, é uma ferramenta on-line aberta ao público com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte, além de contribuir com o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, que serão utilizados para o planejamento das metas de competitividade, sustentabilidade, tendências e estratégias comerciais mais efetivas.
A ferramenta fornece informações analisadas pelo setor de inteligência da Emprotur e Fecomércio RN, que apresentam dados e impressões dos turistas, projeção da malha aérea e o monitoramento do fluxo de passageiros que visitaram o estado.
O Rio Grande do Norte é o único estado do nordeste e o terceiro no país a utilizar o projeto de inteligência comercial. A plataforma online foi desenvolvida em parceria entre a Emprotur, Fecomércio e o apoio do Senac/RN.
“O reconhecimento dessa iniciativa, pioneira no Estado e também da região Nordeste, em meio a tantos outros projetos de impacto. Trata-se de uma vitrine, que também nos posiciona como um Estado que está ocupando esse espaço de líderes inovadores”, desta o diretor presidente da Emprotur Bruno Giovanni.
Além do Sistema de Inteligência do RN, o desafio Turistech também destacou com menção honrosa a parceria entre Emprotur e a Riachuelo com a campanha exclusiva Um Mergulho no Rio Grande do Norte.
Lançada em setembro deste ano, a Collab foi criada com objetivo de resgatar as raízes, exaltar a fauna e flora, promover os atrativos e potencialidades turísticas do Estado, além de estimular as pessoas a conhecerem e visitarem o Rio Grande do Norte.
A coleção esteve presente em todos os estados do país e impactou mais de 16 milhões de pessoas em todo o território nacional. Todas as ilustrações da coleção tem autoria da artista plástica potiguar Ariell Guerra.
A Collab ’’Um mergulho no RN’’ também teve como finalidade estratégica posicionar o destino no imaginário dos clientes e turistas e consolidar a marca ‘’Visite Rio Grande do Norte’’.
As iniciativas melhores ranqueadas de cada categoria receberão mentoria com especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022.