Rota do Queijo Terroir Vertentes desvenda tradição mineira

Continua depois da publicidade

Circuito envolve propriedades rurais  que integram a Trilha dos Inconfidentes, voltada ao desenvolvimento do turismo no campo

Edição do DIÁRIO com agências

Criado em 2018, o circuito percorre municípios que integram a Trilha dos Inconfidentes, como São João Del-Rei, Barbacena e Tiradentes, e proporciona uma viagem cheia de descobertas históricas em meio às raízes da produção do ilustre derivado do leite no Campo das Vertentes.
O visitante pode vivenciar toda a rotina dos agricultores que fabricam a iguaria, tendo contato com as tradições e técnicas utilizadas e, o melhor, a oportunidade de degustar os exemplares do Queijo Minas Artesanal, do Queijo Reino e de queijos finos.
Os turistas da Rota do Queijo Terroir Vertentes contam, ainda, com a possibilidade de se hospedar em algumas propriedades do roteiro e realizar atividades típicas do meio rural, como cavalgadas e a ordenha dos animais que fornecem a matéria-prima do produto, sempre orientados por anfitriões quanto aos processos de elaboração da especiaria. Outra opção é se deliciar em restaurantes típicos da tradicional gastronomia, que inclui, ainda, cafés especiais, doces e cachaça artesanal, entre outras atrações, além de participar de atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural.
O circuito foi concebido para incentivar o desenvolvimento econômico e gastronômico das cidades que integram a Trilha dos Inconfidentes. Além de fomentar o turismo e a geração de renda aos produtores e suas famílias, o roteiro permite a criação de negócios ligados ao Queijo Mineiro, premiado no Brasil e no exterior.
A formação do roteiro teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que realizou o levantamento dos queijeiros interessados em comercializar a mercadoria diretamente ao turista.
PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade