Afinal de contas: o que é SIMTUR? – A organização política do turismo do município

Continua depois da publicidade
Por Eduardo Mielke* –

SIMTUR significa Sistema Municipal de Turismo. Trata-se em síntese de uma metodologia de trabalho que busca de forma prática fazer com que PODER PÚBLICO, TERCEIRO SETOR E INICIATIVA PRIVADA, trabalhem verdadeiramente de forma integrada. Em outras palavras o SIMTUR é uma engrenagem colaborativa de responsabilidade compartilhada ao Desenvolvimento Turístico da sua Cidade.

É o estabelecimento de uma relação ganha-ganha-ganha. Ganha a Cidade. Ganha o Turista. Mas sobretudo, quem ganha é o Cidadão local.

Absolutamente nada avança sem Política. Não confundindo com a partidária, é impossível melhorar os números da Atividade Turística, no que tange geração de emprego e renda, sem adequar os esforços do empresariado, entidades e da Prefeitura. Neste âmbito, o SIMTUR irá te orientar a estruturar esta engrenagem de forma inteligente, sólida e sobretudo responsável.
A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO TURISMO NO MUNICÍPIO funciona quando se tem claro o papel de cada peça desta engrenagem na operação como um todo. Ocorre que é muito comum ver COMTUR fazendo papel de Secretaria de Turismo ou vice-versa. Assim como também, e mais comum ainda, é ver Secretaria de Turismo fazendo papel de agencia de propaganda ou empresa de eventos. Ou pior, quando funciona como Operadora Turística na tentativa de organizar Roteiros. Esta bagunça traz muitas incertezas para quem trabalha sério. Pouco se investe, mas muito se ganha com oportunismos de todos os lados! #sómimimi
Cidades que viram que o caminho da união empresarial, da organização política do terceiro setor, e sobretudo no diálogo com o Poder Público, já estão na vanguarda do que se espera desta relação tripartite. Porém, para alcançar tal êxito é preciso CAPACITAÇÃO e método de trabalho, alicerçada numa robusta sustentação jurídica e institucional (TEXTO 2 – sai dia 13/02/2018), comercial&promocional (TEXTO 3 – sai dia 27/02/2018) e com projetos ou ações (e TEXTO 4 – sai dia 13/03/2018) que tragam resultado. Aqui você encontrará tudo isso.
Lembre-se a “coisa” anda quando se alia técnica ao componente político. Lembre-se também que Turismo só se faz com pessoas. Aliás, tudo gira entorno delas. E com elas, vem suas respectivas vontades, expectativas, anseios e sobretudo vaidades. Lembre-se que as entidades e instituições são geridas por elas. Lidar com isso tudo não é difícil, mas sim trabalhoso. Não saber lidar com tudo isso, e aqui faço referência ao que vem a ser política, é enxugar gelo. Pense nisso.

Veja também as mais lidas do DT

Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo

*Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado.
O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para eduardomielke@yahoo.com.br
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade