Suíça sobre trilhos: Grand Train Tour Switzerland é oportunidade de conhecer o país

Continua depois da publicidade

Durante os passeios, é possível observar lagos, montanhas, vales, patrimônios e muitos outros atrativos do destino

REDAÇÃO com agências

A fim de comemorar 168 anos desde o primeiro trem que circulara pela região de Zurique, na Suíça, foi criado o circuito ferroviário Grand Train Tour Switzerland, em 2015.

Esse circuito atravessa 1.600 km de ferrovias de cantões, montanhas e lagos do país. Passa ainda por 44 atrações, 22 lagos, 11 patrimônios mundiais da UNESCO, cinco vales alpinos, quatro regiões linguísticas e duas reservas biosfera.

De trem, o itinerário entre Genebra e Zurique dura em torno de 2h40. Zurique reúne mais de 50 museus, 100 galerias de arte e mais de 2 mil restaurantes para todos os gostos.

Veja também as mais lidas do DT

Um dos percursos mais famosos do país está entre Zermatt e St. Moritz e dura pouco mais de sete horas. Das janelas do trem panorâmico Glacier Express, é possível observar montanhas intocadas, desfiladeiros profundos e vales, além de 91 túneis e 291 pontes vertiginosas.

O Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Foto: Divulgação)
O Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Foto: Divulgação)

As rotas no circuito incluem as chamadas linhas panorâmicas. O Wilhelm Tell Express, que vai de Lucerna a Lugano, combina cruzeiro no lago com viagem de trem ao longo da ferrovia Gotthard, em duas das quatro regiões do país com diferentes idiomas e culturas: Lucerna (alemão), na região Central; e o cantão de Ticino, de forte influência italiana.

Já o Bernina Express circula pela rota Albula-Bernina, cuja paisagem é listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A ferrovia atravessa a fronteira numa viagem entre Thusis e Tirano, já na Itália. O Glacier Express, por sua vez, entra no Grand Tour não só por sua paisagem de St. Moritz a Zermatt, onde se sobressai o Materhorn, mas pela gastronomia preparada a bordo, na cozinha da composição. E há ainda o GoldenPass Line, que liga Montreux, no Lago Genebra, a Interlaken e Lucerna.

Para fazer todo esse trajeto, o Swiss Pass é a fora mais indicada. O passe é válido para todo o sistema de transporte suíço, ou seja, inclui navios, ônibus, transporte urbano e trens. Com um único bilhete é possível conhecer todo o país, utilizando todos os meios de transporte. Jovens entre 16 e 25 anos e crianças de 4 a 15 anos têm descontos nas passagens. Menores até 4 anos viajam gratuitamente.

(Felipe Lima)

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade