TAM substituirá manuais de voo em papel por tablets

Continua depois da publicidade
Edição do DT com Agências
A TAM informa que inicia a substituição dos manuais impressos usados pelos pilotos por tablets equipados com aplicativos aeronáuticos e documentação digitalizada. Em uma iniciativa inédita no Brasil, os tablets devem ser utilizados em todas as fases do voo e proporcionarão ainda mais agilidade para que os pilotos consultem dados técnicos da aeronave. Atualmente os manuais em papel ficam disponíveis nas cabines de comando dos aviões para consulta.
A inovação deve conferir mais agilidade na operação e rapidez nas atualizações do material, o qual poderá ser consultado em poucos cliques. Os documentos relacionados à liberação da aeronave para o voo também serão expedidos com mais agilidade no aeroporto, em um processo automático realizado por meio de aplicativos instalados nos tablets.
Neste primeiro momento, a TAM está realizando estudos com um grupo específico de pilotos.  A previsão é que, até o fim deste ano, após conclusão da fase atual de testes, toda a frota da empresa poderá contar com os tablets. Durante este período, o projeto está sendo supervisionado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é a responsável pela aprovação da iniciativa.
Segundo a nota da empresa, com a inovação, cada aeronave deverá deixar de carregar o equivalente a 40 quilos em manuais impressos. “Em um ano, a previsão é de que a TAM deixe de emitir 2800 toneladas de CO2 na atmosfera, contribuindo também na preservação do meio ambiente”, finaliza o informativo.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade