Trabalho imigrante em lavouras de café é tema de nova exposição no Museu da imigração

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O Museu da Imigração, em parceria com o Museu do Café (instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), inaugura no dia 14 de novembro a exposição Imigrantes do Café. Com curadoria compartilhada, a temporária apresenta histórias e memórias da imigração nas lavouras cafeeiras no estado de São Paulo. A cerimônia de inauguração tem início às 11h com entrada gratuita. A exposição permanece em cartaz até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Depois de uma temporada na cidade de Santos, a exposição chega à capital paulista retratando o cotidiano dos imigrantes, desde o desembarque no Brasil pelo Porto de Santos, passando pela Hospedaria de Imigrantes do Brás, e finalizando com a vida nas lavouras. A curadoria aborda ainda o dia a dia desses imigrantes, com seus costumes característicos que tanto influenciaram a diversidade cultural brasileira.

Veja também as mais lidas do DT

No percurso expositivo, a ideia é apresentar o ciclo “do porto ao porto”, expondo ao público o início e o fim do processo de produção cafeeira. Ao entrar no espaço, o visitante tem como primeiro contato o navio, que representa o momento do desembarque no porto de Santos. Em seguida, a exposição mostra os passos dos trabalhadores que chegavam e logo subiam a serra rumo à Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o curso até as fazendas – contextualizando os ambientes de trabalho e os momentos de diversão desses imigrantes. Finalizando a mostra, o visitante encontra novamente o porto, por onde são exportadas as sacas de café.

As tarefas dos imigrantes nas lavouras são evidenciadas por meio de um acervo repleto de fotografias, objetos, textos e depoimentos, todos selecionados em conjunto entre as duas equipes dos museus, que dividiram a pesquisa, curadoria e comunicação museológica, em uma parceria inédita.

Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br

Serviço:

Exposição Imigrantes do Café
De 14 de novembro até 28 de fevereiro de 2016.
Local: Museu da Imigração (Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo).
Inauguração 14/11, às 11h. (gratuito)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade