Em Paraty, o objetivo é qualificar os estabelecimento sobre as boas práticas de atendimento aos turistas destes perfis
A cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, receberá pela primeira vez a capacitação “Entender para Melhor Atender”. O treinamento com foco no bom atendimento ao turista LGBT+ acontecerá no dia 17 de outubro e espera receber mais de 100 profissionais do setor em um dia todo de sessões educacionais.
O evento encabeçado pelo Paraty CVB é organizado pela Diversa Pride, empresa focada em turismo LGBT+ que também é a responsável pela LGBT+ Turismo Expo, maior evento B2B de turismo LGBT+ da América Latina. Para Alex Bernardes, proprietário da Diversa Pride Marketing, a capacitação eleva o destino perante a comunidade LGBTQIAP+ e ajuda a passar a mensagem que muito mais que aceito, o turista desta comunidade é celebrado.“Estou muito feliz que o evento tenha dado certo. Foram meses de negociação e preparação para que a gente pudesse oferecer o melhor conteúdo possível para os profissionais que estarão presentes. Tenho certeza que o treinamento ajudará também a reafirmar a qualificação de Paraty como um destino LGBT+ friendly”, celebra Bernardes.
Veja também as mais lidas do DT
A equipe de palestrantes é formada por Fernanda Dias, profissional de hotelaria e consultora de diversidade e inclusão, Marcell Filgueiras, jornalista especializado em temas da comunidade LGTQIAP+ e Clóvis Casemiro, coordenador Brasil da Associação Internacional de Turismo LGBT+ (IGLTA), entidade presente em mais de 80 países e com mais de 2000 membros do setor de turismo.
Durante o treinamento, os participantes terão acesso a temas como “Vieses Inconscientes”, “Conceitos da Comunidade LGBTQIAP+”, “Entendendo a Sigla”, “Conceito de Gênero e Sexualidade”, “Boas Práticas de Atendimento”, “Gestão de Conflitos” e mais.. Além disso, os empresários presentes receberão dicas de como atrair e se comunicar com os turistas da comunidade LGBTQIAP+.
Para o Paraty CVB, o evento é a oportunidade de melhorar ainda mais o atendimento a este público, que já é recebido na cidade há muito tempo, e também de reforçar a imagem da cidade como um destino diverso e acolhedor. “Entendemos que um destino de potência internacional como Paraty precisa estar alinhado às expectativas de hospitalidade de todos os públicos que visitam, injetam recursos financeiros e beneficiam todo o setor, público e privado, como pousadas, agências de turismo, restaurantes, bares e turismo náutico. Paraty tem que ser para todos e paratodes”, destaca Sebastian Buffa, Presidente do Paraty CVB.
“Estamos muito confiantes e, ao mesmo tempo, orgulhosos com o tamanho aprendizado adquirido nos últimos meses a respeito do tema LGBTQIAPN+. Especificamente no comércio, área na qual me incluo, temos que entender que o mundo mudou, aconteceram avanços e o trato com o público deve ter mais atenção e cuidado. Estamos adquirindo um conhecimento muito interessante sobre diversidade e inclusão com o programa Paratodes Paraty, que abarca essa próxima capacitação”, Cristiana Fernandes, sócia da Átame, a primeira marca de moda inclusiva de Paraty, e uma das fundadoras do Paratodes Paraty.
Segundo Alexandre Carvalho, proprietário da Casas do Pátio, pousada e restaurante LGBT+ de Paraty, também fundador do Paratodes Paraty e um dos organizadores do evento, a capacitação trará um novo posicionamento para o destino: “É notória a presença cada vez maior de turistas LGBT+ nacionais e estrangeiros. Estamos nos aperfeiçoando em termos de atendimento, concierge e facilities. Somos a 1a pousada a assumir na fachada as bandeiras trans, lésbica, lgbt+ e de ursos e seus admiradores. Simplesmente queremos tratar bem como somos bem tratados em destinos LGBT+ dentro e fora do país”.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências