Três perguntas para Otávio Novo, co-autor do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Negócios no Turismo

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Otávio Novo é profissional das áreas de gestão de riscos e gestão de crises, atuando desde o ano 2000 em empresas líderes de mercado nos setores de serviços, educação e hospitalidade. Entre 2010 e 2016 foi Gerente de Segurança e Riscos da Accor Hotels na América Latina,  com atuação na sede corporativa e em cerca de 300 hotéis em 9 países da região. Advogado e membro da comissão especial de direito para turismo e hotelaria. Consultor, palestrante e facilitador para cursos e formação de profissionais de diferentes níveis, com o objetivo de desenvolver o setor de turismo. Em parceria com Inbal Blanc é autor do livro Gestão de Qualidade e de Crises em Negócios no Turismo, que aborda, entre outros assuntos a gestão de riscos e processos de segurança e governança corporativa. Ele também mantém o site www.novo8.com.br  dedicado à consultoria

REDAÇÃO DO DIÁRIO

DIÁRIO – Quais são as melhores práticas de governança corporativa que você conhece no turismo sob o foco da sustentabilidade? Pode dar exemplos e por que?

OTÁVIO NOVO: De modo geral , as empresas que possuem ações listadas na bolsa de valores são aquelas que possuem as melhores estruturas de governança corporativa,  principalmente, devido às exigências legais e dos acionistas interessados. Nesse sentido bons exemplos são as companhias aéreas que, via de regra, possuem e seguem diretrizes adequadas de Governança Corportaiva.

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DIÁRIO –  Em seu livro, no Capítulo 6, vocês falam sobre riscos e contingências no desenvolvimento do turismo. Dos vários tópicos apontados, o que é mais preocupante para o futuro do turismo mundial?

OTÁVIO NOVO: Com relação aos riscos do turismo, existe uma amplitude importante de possibilidades. E essa variação leva em consideração diversos fatores,  como por exemplo tipo do produto ou serviço de turismo, localidade,  e etc . Entretanto, de modo geral podemos citar que a violência, causada por diferentes motivações,  tem sido um risco de grande grau de probabilidade e impacto para diversos destinos, atingindo pessoas e economias vinculadas ao turismo.

De modo geral podemos citar que a violência, causada por diferentes motivações,  tem sido um risco de grande grau de probabilidade e impacto para diversos destinos

DIÁRIO – As empresas do turismo em geral implantam o compliance por pressões externas ou por mudanças relacionadas a governabilidade?

OTÁVIO NOVO: Especificamente sobre o Compliance existe previsão legal estabelecida que tem colocado o tema em pauta nas empresas de diferentes atuações.  Por outro lado, as empresas mais atentas ao mercado,  além de buscarem o cumprimento das exigências legais, vem percebendo a importância das práticas práticas responsáveis, inclusive como um fator fundamental de sucesso e  força no mercado onde atuam .

Serviço:

O livro pode ser adquirido nesses endereços:

Amazon –

Saraiva –

Cultura 

http://www.editorasenacsp.com.br/portal/

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