Turismo defende isenção de visto para norte-americanos

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O Ministério do Turismo formalizou junto ao Ministério de Relações Exteriores, na quinta-feira (21), um pedido para isentar de visto de turistas os norte-americanos entre junho de 2015 e dezembro de 2016. O documento foi entregue ao chanceler Mauro Vieira pelo ministro do Turismo, Henrique Alves.

O ministro Henrique Alves destacou a importância do pleito e afirmou que essa é uma estratégia-piloto que pode ser estendida, posteriormente, a outros países estratégicos para a ampliação do fluxo de estrangeiros e entrada de divisas no Brasil. A medida segue a tendência adotada por cerca de 50 grandes destinos internacionais, que alteraram sua política de visto para cidadãos de mais de 30 países entre 2010 e 2014. Ainda assim, no ano passado, cerca de 62% da população mundial precisava obter um visto antes de iniciar uma viagem internacional.

Veja também as mais lidas do DT

“A barreira do visto, em um país que se prepara para receber um dos maiores eventos esportivos do mundo em 2016, representa uma demanda represada, receita reduzida e imagem afetada pela falta de abertura internacional. A decisão certamente pode contribuir para reduzir o déficit da nossa conta Turismo, que em 2014 foi de US$ 18,6 bilhões”, disse o ministro.

Durante o mundial de futebol, quando a liberação de vistos foi facilitada, os estrangeiros gastaram US$ 1,4 bilhão do início de junho até o dia 23 de julho. O valor foi um recorde histórico. O embaixador Mauro Vieira afirmou não ter nenhuma dificuldade ideológica para atender o pleito, mas ressaltou a política de reciprocidade. “Já temos acordo de isenção com 82 países, mas precisamos seguir a lei e as políticas vigentes no país”, disse o embaixador.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade