Turismo, a Gata Borralheira do governo – por Fábio Steinberg*

Continua depois da publicidade

A cena se repete: empresários e associações do setor se preparam novamente para fazer papel de bobo, diante do troca-troca no Ministério do Turismo.

Se confirmada a notícia da Folha de São Paulo, a vaga do atual ocupante do cargo, Vinicius Lage, está sendo impiedosamente rifada para dar lugar ao político

Consumado ou não o fato surreal, uma coisa é certa: o turismo continua a ser visto pelo governo federal (e a maioria dos estaduais e municipais) como atividade de lazer. Pois é bom lembrar que esta é uma indústria de peso, capaz de gerar até 9% do PIB mundial, conforme aponta a Organização Mundial do Turismo. Se isto fosse aplicado no Brasil, daria uma receita em torno de 450 bilhões de reais. No entanto estatísticas oficiais pra lá de duvidosas estimam que o setor chega a 3,7% do PIB – menos da metade do resto do mundo.

Veja também as mais lidas do DT

A nova mudança no turismo – que deveria ser  prioridade e funcionar debaixo do Ministério de Indústria e Comércio – demonstra que ele nada mais é que mera moeda de troca para acomodações políticas de segundo escalão. Com madrastas deste tipo, até a Gata Borralheira do conto de fadas, ao invés de se transformar em Cinderella, morreria sozinha e abandonada.

Fábio Steinberg é carioca, administrador e jornalista. Tem três livros publicados: Ficções Reais, Ficciones Reales (espanhol), Viagem de Negócios e O Maestro. É fundador do blog Viagens & Negócios

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade