Turismo: Tema ausente da Pauta dos Debates Eleitorais

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Onde está o Turismo na pauta dos programas de governo dos elegíveis em 2014? 

Tenho refletido muito sobre essa questão e estou na busca de respostas, porém compartilho com todos que até o momento o vácuo existente nessa demanda tem gerado uma certa desesperança com o rumo do turismo nacional.

O blá-blá tão eloqüente nos discursos dos políticos tradicionais e padronizados, sequer tem se expandido para o mercado do turismo, fato que demonstra, mais uma vez, total desalento e desvalorização de um setor econômico que vem apresentando significativas de taxas e crescimento, mesmo quanto o panorama demonstra estar em outra direção.

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Um Turismo vigoroso e relevante se faz sobretudo, por meio de uma gestão compartilhada entre iniciativa privada e pública, no qual ambos identifiquem que o mesmo é estratégico e deve receber estudos e orientações que possibilitem seu pleno desenvolvimento, de forma sustentável e socializadora.

O papel até então, apenas tem sido cumprido por parte desse todo, ou seja, a iniciativa privada, com sua seriedade e esforços incontestáveis, representa a mola propulsora de toda a cadeia produtiva do turismo, tendo muitas vezes que ultrapassar empecilhos que o próprio parceiro público desconectado impõe, nos deixando menos competitivos e com um custo que assusta até os mais abastados.

"Convoco a todos que labutam na área, para que possamos realizar um lobby coerente e determinado junto aos principais candidatos tanto da esfera nacional quanto estadual"

Se apesar de tudo, os números do mercado turístico brasileiros não são vexatórios, pelo contrário, são considerados por muitos, excepcionais, com todo o descaso recebido, dá para imaginar ou projetar que se realmente estivéssemos inseridos na pauta das discussões políticas, sem fusões e negociações de cargos, em mãos de conchavos partidários ou em alguns casos, simplesmente com escolhas no melhor estilo “ tô nem aí”.

Convoco a todos que labutam na área, para que possamos realizar um lobby coerente e determinado junto aos principais candidatos tanto da esfera nacional quanto estadual para que não haja mais uma vez omissão ou desprezo por uma área cujo potencial todos sabemos que existe e há muito merece ser tratada com muito mais consideração, prestígio, profissionalismo e acima de tudo dignidade!

Por um Turismo estratégico e não meramente coadjuvante, precisamos despertar àqueles que hoje são as opções disponíveis… mesmo que para isso tenhamos que usar de baldes de água fria com gelo, com consciência é calor, para não desperdiçar um bem que já falta em muitas cidades brasileiras… mas esse assunto é para outro artigo…

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* Andréa Nakane
labuta há mais de 23 anos no mercado turístico, é sócia-proprietária da empresa Mestres da Hospitalidade e docente das Universidades Anhembi Morumbi e Metodista.

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