Uma geração “nascida” com serviços complementares

Continua depois da publicidade

Sabemos que os serviços complementares estão mudando a forma como as pessoas compram as suas passagens aéreas. A personalização oferecida por esses serviços são uma mostra do que nos espera nos próximos anos, e o consumidor assume cada vez mais o papel de protagonista, beneficiando-se de uma compra mais personalizada para os seus gostos e exigências.

Passageiros no mundo todo têm se beneficiado disso e as companhias aéreas também perceberam que esses serviços são uma grande fonte geradora de receitas. Mas, você pode imaginar o impacto deste tipo de serviço para os clientes que nunca experimentaram o prazer de viajar de avião?

A maioria dos viajantes experientes já viveu a era do serviço “All Inclusive” das companhias tradicionais, mas esses novos viajantes estão desfrutando dos serviços complementares em sua plenitude, praticamente aprendendo o prazer de voar ao mesmo tempo em que fazem uma compra totalmente personalizada.

Veja também as mais lidas do DT

E onde podemos encontrar tantas pessoas que estão viajando de avião pela primeira vez em suas vidas? Na América Latina.

O crescimento econômico alcançado pela América Latina na última década criou esse fenômeno. Apenas no Brasil, maior mercado da região, uma pesquisa mostrou que entre 2011 e 2012 quase 9 milhões de pessoas viajaram de avião pela primeira vez. Isso corresponde a toda a população da Suécia, ou então às populações de Irlanda e Noruega juntas.

Esse fenômeno, embora varie de país para país, é uma tendência em toda a região.

Para efeito dos serviços complementares, essa nova massa de clientes “verdes” é maravilhosa. Essas pessoas estão chegando ao mercado com as ofertas personalizadas como realidade, o que as torna mais propensas a escolher os serviços que mais lhe interessam, principalmente se comparadas aos consumidores mais antigos, do modelo “All Inclusive”. Além disso, elas aprenderão desde já a diferença entre os vários serviços oferecidos.

Desde a implementação dos serviços complementares, as agências que usam o Amadeus Selling Platform e as companhias aéreas na região estão tirando proveito de poderem vender os “comfort seats” separadamente da tarifa aérea regular. Também estão customizando as necessidades de bagagem de acordo com as exigências dos clientes, para que os viajantes possam escolher exatamente aquilo que precisam em relação à permissão de malas.

Em novembro, nossos clientes que utilizam o Amadeus Selling Platform Connect começaram a se beneficiar de novas ferramentas: o novo Mapa de Assentos, que permite que os agentes de viagem tenham uma visibilidade total de todos os assentos do voo; e o novo Catálogo de Assentos e Serviços, que gera uma revolução na maneira como agentes reservam refeições, transporte de pets (animais de estimação) e acesso às salas VIP e vendem outros serviços de viagem.

Não é à toa que a cada dia mais companhias aéreas implementam os serviços complementares por meio da Amadeus para os clientes latino-americanos. A oportunidade de geração de receitas é ainda maior em um mercado em expansão. Já são mais de 20, e o número não para de subir.

Com um mercado consumidor jovem e em amadurecimento, os serviços complementares serão muito explorados pelas companhias aéreas nos próximos anos, e os consumidores serão moldados a fazerem compras escolhendo suas diversas preferências. Isso é construir o futuro das viagens em seu estado mais bruto.

* Gustavo Murad é diretor de Vendas de TI para Companhias Aéreas, Amadeus América Latina)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade