VW cortará até 4 mil empregos por meio de aposentadoria antecipada, dizem fontes

Continua depois da publicidade

BERLIM (Reuters) – A montadora Volkswagen planeja cortar até 4 mil empregos em suas fábricas na Alemanha, oferecendo aposentadoria antecipada ou parcial para funcionários mais velhos, em uma mudança que pode custar várias centenas de milhões de euros, disseram fontes da empresa neste domingo (14).


A Volkwagen disse que concordou com um plano com o conselho de trabalhadores para abrir aposentadoria parcial para aqueles nascidos em 1964, enquanto oferece aposentadoria antecipada para aqueles nascidos de 1956 a 1960.

A Volkswagen disse que espera que até 900 trabalhadores optem pela aposentadoria antecipada, enquanto um pequeno número na casa dos milhares optaria pela aposentadoria parcial, sem fornecer um número preciso.

Veja também as mais lidas do DT

Duas fontes da empresa disseram à Reuters que de 3.000 a 4.000 vagas seriam cortadas em conexão com o programa a ser implementado nas seis fábricas alemãs da principal marca da VW, que agora empregam cerca de 120 mil pessoas.

O jornal Handelsblatt, que anteriormente noticiou o plano, disse que a empresa cortaria até 5 mil empregos.

A Volkswagen não quis comentar o custo, que vai depender de quantos funcionários aceitarem a oferta. Uma fonte estimou em cerca de 500 milhões de euros (US $ 598 milhões).

Enquanto a montadora de 83 anos tenta se tornar mais uma empresa de tecnologia baseada na Tesla, a Volkswagen disse que estava aumentando o orçamento de treinamento em 40 milhões de euros para 200 milhões.

A Volkswagen disse que também estava prorrogando o congelamento de contratações até o final de 2021. Anteriormente, ela estava em vigor apenas até o primeiro trimestre. As contratações externas só podem ser feitas em áreas como carros elétricos, digitalização e desenvolvimento de baterias.

O Grupo Volkswagen disse em janeiro que cortaria os custos gerais em 5% e os custos de aquisição em 7% nos próximos dois anos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade