Zuckerhaus: sabores originais da Europa em Gramado

Continua depois da publicidade

Günter Nejar Keler é o típico jovem bem educado do Rio Grande do Sul. Filho de família classe média carregada de cultura e valores relacionados ao trabalho e aos deveres que o mundo e o destino lhe ofereceram. Traz na ponta da língua os produtos que sua família de doceiros fabrica e tem um brilho e uma energia característicos de gente que nasceu para fazer a diferença, construir sua própria história. Günter tem 18 anos, mas parece que tem mais.

por Paulo Atzingen, de Gramado

—————————————-

Günter conta a respeito do negócio da sua família:
“Nós da Zuckerhaus proporcionamos para Gramado uma experiência que não existe na cidade. Um turista que vem para cá para saborear doces europeus não encontrava doces originais, apenas cópias adaptadas, então nós chegamos para proporcionar aos turistas doces europeus autênticos”, afirma o jovem com uma certeza infalível, crente de que o seu trabalho e o de sua família são incomparáveis. E a sua persuasão, seu entusiasmo é tanto que nos convence.
A família de Günter é de Porto Alegre e está há quatro anos em Gramado.
“Nos comercializamos doces autênticos europeus, como a torta floresta negra que é alemã, com cerejas da floresta negra. Nós temos pastel de Belém com a receita original, de Belém, já que moramos 1 ano em Portugal e minha mãe pegou a receita. Minha mãe, Simone Janson Nejar, foi para a Itália e de lá trouxe a receita autêntica do cannolo siciliano que é, aliás, o doce do festival do ano que vem, festival de Cultura e Gastronomia de Gramado do ano que vem”, adianta Günter.
Quer saber o significado de Zuckerhaus?, pergunta o jovem de dezoito anos: “Casa de açúcar. Nome mais genuíno para uma confeitaria que esse, acho que não existe, concorda?, pergunta-me, audacioso.
E com a mesma certeza que falou dos doces Günter fala também da Cuca Gaúcha: “É gostosa, saborosa, mas não é a original. A Cuca original é a alemã. Como sabemos, o período de colonização aqui no Rio Grande foi muito duro, e os colonos passavam necessidade e tinham carências. Foi colocado fermento na cuca para que ela alimentasse mais gente e hoje temos uma Cuca grande alta, a Cuca original é baixinha, pequena, concentrada”, diz em seu português carregado de traços germânicos e originais.
A doceria Zukerhaus fica localizado na Rua Theobaldo Fleck número 30, em Gramado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade