Redação DT com agências
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é o 2º megahub mais pontual do mundo, atrás apenas do Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio, Japão. É o que aponta o Official Airline Guide (OAG), da consultoria britânica de monitoramento de viagens aéreas, em ranking divulgado na semana passada. A categoria megahub lista os aeroportos do mundo com o maior número de conexões potenciais entre voos em um determinado dia. Congonhas é também apontado pelo OAG o 6º aeroporto de médio porte (10 milhões a 20 milhões de passageiros por ano) mais pontual.
Veja também as mais lidas do DT
O OAG tem acesso a estatísticas de 900 companhias aéreas em mais de 400 aeroportos e rastreia diariamente 110 mil voos. A pontualidade dos aeroportos é classificada pelo índice OTP, do inglês On-Time Performance, que é definido pelas partidas e chegadas que ocorrem estritamente em menos de 15 minutos após o horário previsto. Nesse quesito, o Aeroporto Haneda registrou 91,25% e Congonhas cravou 87,81% entre os megahubs, ao longo do ano de 2015. Entre os aeroportos de médio porte, Congonhas registrou o índice de 87,81%, acima da média dos 20 primeiros colocados, que foi de 86,2%.
“A pontualidade do transporte aéreo depende de uma série de fatores, dentre os quais a qualidade da infraestrutura disponibilizada pelo gestor aeroportuário. Manter esse indicador de pontualidade exige, de todos os agentes que atuam no setor, sincronia, dedicação absoluta, harmonia e profissionalismo. É muito complexo e o desafio é permanente” disse ao DIÁRIO, Eliana Akemi Kogima, superintendente do aeroporto de Congonhas.
MJT