34ª Bauernfest: Petrópolis sediará a 2ª maior festa alemã do País

Continua depois da publicidade

A 34ª Bauernfest é um dos eventos mais tradicionais da cidade e acontecerá entre os dias 23 de junho e 09 de julho

Para a Bauernfest 2023, a Festa do Colono Alemão, falta pouco mais de 3 meses, e Petrópolis (RJ) está se preparando para o evento, que é um dos mais importantes do calendário oficial da Cidade.

Este ano, a festa acontecerá entre os dias 23 de junho e 9 de julho, com novidades: a ampliação para os distritos, que também se vestirão de preto, vermelho e amarelo, para celebrar a colonização e os costumes germânicos presentes na cultura petropolitana.

“A nossa tradicional Bauernfest chega a sua 34ª edição e vamos fazer com que ela chegue a lugares mais distantes do Centro Histórico para que todos possam desfrutar deste que é um grande evento, não só para Petrópolis, mas para todo o Brasil”, destacou Rubens Bomtempo, o prefeito de Petrópolis.

Locais e atrações da 34ª Bauernfest

Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, pontos já tradicionais, também estarão dentro da programaçãoos bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse.

Veja também as mais lidas do DT

O Centro de Cultura Raul de Leoni e o Museu Casa do Colono, ponto turístico que retrata e preserva a identidade germânica em Petrópolis, também receberão a 34ª Bauernfest. Ao todo, serão mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, até grupos folclóricos de dança, corais, teatro, orquestras, recreação infantil, entre outras.

A 34ª Bauernfest terá apresentações de grupos folclóricos de dança
A 34ª Bauernfest terá apresentações de grupos folclóricos de dança (Foto: Evaldo Macedo)

“Pensamos em uma programação que leve lazer e muito da tradição cultural germânica aos petropolitanos, visitantes e turistas, além de prestar homenagem aos colonizadores alemães que contribuíam para a fundação de Petrópolis”, ressaltou Diana Iliescu, a presidente do Instituto Municipal de Cultura.

Bauernfest movimenta o Turismo e economia da cidade

A Bauernfest é um evento consolidado no Brasil e que atrai turistas de várias partes do país para aproveitar a festa, realizada no inverno. Esse é um período de alta temporada para o turismo e de baixas temperaturas no termômetro. Tudo isso, junto com todo o cenário, colabora para trazer o clima da Alemanha para Petrópolis.

Haverá ainda a parte da gastronomia. Barracas com comidas tradicionais, como salsichão, croquetes, sanduíche de pernil, entre outras delícias. Para acompanhar, serão ofertadas as cervejas artesanais de Petrópolis, que não poderiam ficar de fora.

“A Bauernfest ajuda a aquecer ainda mais o turismo neste período de alta temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. É um evento que traz alegria e cores para a nossa cidade, ao mesmo tempo que celebramos a nossa colonização”, frisou Sivia Guedon, a secretária de Turismo.

Altas expectativas para a 34ª Bauernfest

Na edição do ano passado, realizada fora de época, em agosto, comercializou-se 4.800 quilos de salsichão. Além de 50 mil litros do chope oficial da festa e outros 14 mil de cervejarias artesanais de Petrópolis. Já a ocupação hoteleira chegou a 88,83% no 1º distrito, .no último fim de semana do evento, de acordo com levantamento feito pelo Disque Turismo.

“Este ano, o trade espera bater os números de 2022. A Bauernfest este ano retorna à sua data ‘original’ e temos boas expectativas quanto à ocupação da rede hoteleira, a movimentação da gastronomia e o trabalho de prestadores de serviço em geral”, disse Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. 

Para mais informações sobre a Bauernfest 2023, demais eventos e atrativos de Petrópolis, basta entrar em contato com o Disque Turismo, por meio do 0800-0241516 ou pelo WhastApp (24) 2237-3321. O serviço funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingo e feriados, das 9h às 14h.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade