Circuito Imperial de Automobilismo: Renato Ceschini fala ao DT

Continua depois da publicidade

O DT conversou com Renato Ceschini, idealizador Circuito Imperial de Automobilismo, para saber a história do evento e mais detalhes da edição de 2023

Senhoras e senhores, liguem seus motores!

Isso porque a 2ª edição do Circuito Imperial de Automobilismo está confirmada! Ela acontecerá nos dias 1,2 e 3 de setembro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Inclusive, nessa edição, são esperados cerca de 200 carros de época.

Veja também as mais lidas do DT

Então, para saber mais sobre o evento, o DT conversou por telefone com Renato Ceschini, produtor cultural e idealizador do Circuito. Muito solícito e com paixão por história e pelo Circuito, Renato contou detalhes desse evento que promete “acelerar” o turismo em Petrópolis. Confira:

Como o Circuito Imperial de Automobilismo começou

Logo no início da entrevista, o DT perguntou como surgiu a ideia do Circuito. Então, Renato contou que a ideia veio após uma conversa com algumas pessoas, ligadas ao automobilismo, pincipalmente em Petrópolis.

“Todo mundo estava chateado após o fim do automobilismo em Petrópolis. Isso aconteceu porque houve um acidente fatal durante uma corrida de rua em Petrópolis, com 2 mortes. Depois disso, a corrida de rua foi proibida e ninguém nunca mais falou a respeito. Então, essa história de corrida acabou, foi esquecida, sabe?”, comentou Renato.

“Mas essa história não pode acabar, porque é um marco para o automobilismo brasileiro. Isso porque vinha Fittipaldi, vinha pessoas de fora do país para correr em Petrópolis. E eu como produtor cultural, falei: “Vou resgatar essa história, mas farei isso direito, como tem que ser.” É óbvio que não será como era antes, mas será o mais próximo possível”, complementou.

Ainda, Renato Ceschini lembrou que nos tempos de ouro do automobilismo em Petrópolis, cerca de 50 mil pessoas iam até a cidade para assistir as corridas de rua. 

Como será a edição de 2023?

Sobre essa edição, Renato contou que haverá diversas atividades nos 3 dias de evento. Na sexta-feira, 1º de setembro, haverá a Cerimônia de Abertura, ás 19h, na Fábrica São Pedro de Alcântara. Na ocasião, estarão presentes autoridades locais e prestarão homenagens.

“É uma cerimônia em que são feitas uma série de homenagens aos pilotos que correram aqui, bem como os mecânicos, os que estão vivos. Também, contará a presença do Prefeito e dos secretários locais”, explicou.

Depois, no sábado, dia 2, das 08h ás 18h, haverá exposição de todos os carros antigos participantes, na Av. Tiradentes. Já no domingo, dia 3, eles saem do local e fazem o percurso. É importante destacar também que o Circuito Imperial de Automobilismo é um desfile de automóveis, com cada veículo circulando com velocidade média de 30 km/h. 

Alguns veículos em exposição na edição passada do Circuito
Alguns veículos em exposição na edição passada do Circuito (Foto: Divulgação)

“Será um desfile de automóveis antigos, teremos batedores também, com tudo controlado e regulamentado”, explicou o idealizador do projeto.

Ferrari no Circuito Imperial de Automobilismo
“Guido, no creo! É uma Ferrari de verdade! (Frase do filme “Carros”) (Foto: Divulgação)

Veja o Circuito completo:

Percurso da 2ª edição do Circuito Imperial de Automobilismo
Percurso da 2ª edição do Circuito Imperial de Automobilismo (Foto: Divulgação)
Eventos paralelos

Também, Renato Ceschini contou que o evento ocupa todo o Centro Histórico de Petrópolis, com a exposição dos carros na Av. Tiradentes, e se estende até a Praça da Águia e o Centro de Cultura.

“No Centro de Cultura, acontecerá toda a parte cultural do evento. No interior desse local, no cinema, serão exibidos filmes de época sobre automobilismo. Por sua vez, no teatro haverá uma série de palestras sobre o assunto, e em uma das salas, terá uma exposição de miniaturas de carros, bem como utensílios usados por pilotos, como macacões e capacetes. Ainda, haverá exposição de troféus. “

Ainda, na Praça da Águia, terá uma grande área de alimentação temática, voltada ao automobilismo.

“O Brasil todo pode participar”

Quanto á participação no desfile com automóveis clássicos, Renato informou que pessoas do Brasil inteiro podem se inscrever. “Ano passado, tivemos 85 participantes, e veio gente de São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e muita gente do Rio. Inclusive, veio 1 piloto de Florianópolis que correu aqui em 1968. Além disso, nesse ano, virão 6, que correram em 1967 e 1968, e fazem questão de vir.”

Ainda, Renato explicou que, como o evento será em setembro deste ano, provavelmente em julho as inscrições serão abertas.

“O desfile é aberto para qualquer pessoa, com carros até o ano de 1980. Em julho, começamos a abrir as inscrições pelo nosso site, para as pessoas se inscreverem. Terá um limite de participantes e uma taxa a pagar, com valor ainda a ser estipulado. Além disso, no site terá o regulamento, e o Circuito é aberto para todos do Brasil.”

Um dos participantes do evento, durante o desfile
Um dos participantes do evento, durante o desfile (Foto: Divulgação)
Pilotas mulheres no Circuito Imperial de Automobilismo

Como boa fã de Ayrton Senna e do filme “Meu Amigo Enzo”, que faz alusão ao fenômeno brasileiro, perguntei à Renato se há mulheres que pilotam no Circuito Imperial de Automobilismo.

“Sim, há! A maioria é masculina, mas no ano passado, me lembro de algumas mulheres participando, e tem uma pilota com um fusca lindo. Ela me ligou, se inscreveu, dando os parabéns pelo evento, que queriam participar”, recordou.

Mulheres no Circuito Imperial de Automobilismo de 2022
Mulheres no Circuito Imperial de Automobilismo de 2022 (Foto: Divulgação)

“Tinham algumas mulheres, e eu queria estimular isso. Aliás, as mulheres sempre vem, junto com os maridos. Muitas apoiando, vindo, participando junto com os maridos. Ou seja, você vê que é um nicho que desperta o interesse feminino. Então, as mulheres são bem-vindas á participarem, assim como Brasil todo”, afirmou.

Homenagem à marcas especiais

Ainda, o produtor cultural e idealizador do projeto contou que todo ano, o Circuito Imperial de Automobilismo faz uma homenagem a uma marca ou á um modelo de carro em especial. “Nesse ano, vamos homenagear o Karmann Ghia, e temos uma quantidade muito grande desse modelo que participará. Isso porque eu fiz um convite ao Clube do Karmann Ghia do Rio de Janeiro, e esperamos entre 30 e 50 desse clube.”


Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade