5 problemas de saúde mais comuns em viagens e como lidar com eles

Continua depois da publicidade

Está planejando uma viagem de avião mais longa, mas se preocupa com os problemas de saúde que podem acontecer? Veja aqui quais são os 5 problemas de saúde mais comuns em viagens e como lidar com eles

Edição do DIÁRIO com agências

Uma viagem é sempre um momento importante, especialmente quando ela é feita a passeio, onde lugares novos e uma cultura diferente serão conhecidos. Sempre que se planeja uma viagem desse tipo, as pessoas tendem a esquecer um detalhe muito importante.

Os problemas de saúde que podem acontecer em uma viagem. Infelizmente, ninguém está imune de sofrer com esse tipo de situação. Por isso, preparamos um artigo com os 5 problemas de saúde mais comuns em viagens e como lidar com eles.

Veja também as mais lidas do DT

Conheça os 5 problemas de saúde mais comuns em viagens e como lidar com eles

  1. Dores de ouvido

Um dos problemas mais comuns relacionados a viagens são as dores de ouvido causadas especialmente pela decolagem da aeronave. Essa dor, também chamada de Barotrauma, acontece por causa da mudança repentina de pressão dentro da aeronave e, em casos mais graves, pode até romper os tímpanos.

Uma boa dica para lidar com as dores de ouvido em um voo é mascar um chiclete, ou mesmo beber um pouco de água enquanto o avião decola. O movimento dos maxilares ajuda a igualar a pressão dentro e fora dos ouvidos, nesse momento de transição.

  1. Dores na face e de dente

As alterações de pressão causadas pelo voo também podem causar dores na face, em especial nas cavidades nasais. Já as dores de dente, também causadas pela alteração de pressão, são mais comuns em pessoas que estão sendo submetidas a tratamentos odontológicos como canais.

Para as dores na face, o melhor é investir em medicamentos ou técnicas descongestionantes, especialmente porque esse tipo de problema é mais comum em pessoas que estão resfriadas ou que sofrem com problemas como sinusite e rinite alérgica.

Já para as dores de dente, se você estiver passando por um tratamento odontológico, o mais indicado é que não viaje durante esse período.

  1. Enjoo do movimento

Muitas pessoas sofrem de um mal chamado cinetose, também conhecido como enjoo do movimento. Muito comum, segundo a Euroclinix, a cinetose é um mal-estar causado pela dificuldade de orientação do nosso cérebro em meios de transporte. Se você já sentiu um certo enjoo em uma viagem de ônibus ou carro, sabe bem do que estamos falando.

A melhor maneira de evitar esse tipo de enjoo é usando medicamentos específicos para o problema. Eles podem ser comprados facilmente sem receita, e não possuem nenhum efeito colateral.

  1. Dores causadas por gases

Outro problema de saúde comum em viagens são os gases. A despressurização da cabine faz com que os gases presentes no nosso corpo se expandem, dobrando de volume e causando muito desconforto e dores abdominais.

Assim como o problema anterior, este também pode ser controlado com o uso de medicamentos indicados para essa situação. A maioria deles pode ser comprada sem receita e não promove nenhum malefício a saúde.

  1. Trombose

A trombose é um problema mais comum em voos muito longos. Ela costuma acontecer devido ao fato das muitas horas sentada, com as pernas imóveis em pessoas que já possuem uma pré-disposição para seu surgimento. As pessoas com problemas de circulação, recém operadas e problemas de coagulação estão no topo dessa lista.

Para evitar esse tipo de problema o mais indicado é que a pessoa levante da poltrona e faça pequenas caminhadas dentro da aeronave, de tempos em tempos. Massagens que ativam a circulação também são bem-vindas.

Agora que você conhece os 5 problemas de saúde mais comuns em viagens e como lidar com eles, pode perder o medo de fazer aquela viagem de avião mais longa e se focar apenas em conhecer os lugares e pessoas novas.

Fontes: Veja, Abril Saúde

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade