59ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo renova a estrutura e cria câmaras temáticas

Continua depois da publicidade

59ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo marcou início da presidência do ministro do Turismo, Celso Sabino, no colegiado que reúne representantes do governo federal, do trade turístico e do Congresso Nacional

Quero ouvir todos vocês e vamos construir juntos a política para desenvolver o turismo em nosso país”.

Foi com essa declaração que o ministro do Turismo, Celso Sabino, abriu a 59ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT) realizada em Brasília, nesta terça-feira (29). O encontro, presidido pela primeira vez por Sabino, reuniu 79 representantes do trade turístico, Governo Federal e Congresso Nacional.

Um dos itens da pauta foi a apresentação do decreto nº 11.623 publicado em agosto, que permite a renovação da estrutura do Conselho – passando de 74 membros para 93, sendo o número máximo; a ampliação e qualificação da participação social e a oxigenação e otimização dos debates por meio das Câmaras Temáticas que serão recriadas, além da Legislação Turística, Regionalização do Turismo, Qualificação, incentivo ao Turismo Doméstico, entre outros.

Veja também as mais lidas do DT

O encontro abordou, ainda, o novo Plano Nacional do Turismo (PNT) que deverá ser apresentado em setembro ao presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva. O secretário-executivo do Conselho e secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, destacou a importância da definição de metas reais.

“Estamos construindo nosso plano e queremos que ele tenha metas, mas elas precisam ser alcançáveis de modo que os esforços empreendidos levem a avanços de todo o turismo”, destacou, reforçando que o trabalho está sendo elaborado com base em três pilares: desenvolver, qualificar e promover.

No campo da promoção internacional, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, destacou o investimento no Afroturismo como um dos segmentos prioritários.

“Um país que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai”, disse. Freixo lembrou, ainda, que até julho o país recebeu 3,6 milhões de turistas estrangeiros – número maior que todo o ano de 2022 -, que deixaram R$ 18 bilhões no país.

“Meu desejo é de que nos próximos meses possamos estar aqui neste Conselho festejando os bons resultados que vamos alcançar no turismo. O presidente está muito entusiasmado com o potencial do turismo e tem apoiado e dado o suporte necessário para galgarmos o espaço que merecemos ocupar. Eu quero agradecer pela receptividade e acolhida e quero convidá-los para juntos construirmos esse novo momento da história do turismo no Brasil”, finalizou o ministro.

CONSELHO

Durante o encontro foi apresentado um cronograma para os próximos passos da reorganização do CNT. Iniciando nesta quarta-feira (30), com a indicação dos novos Conselheiros Permanentes e recondução das entidades da sociedade civil e se encerrando em 13.09. Ressaltando que o mandato é de dois anos.

No mesmo período serão realizadas as inscrições para quem deseja participar das Câmaras Temáticas Permanentes.

A seleção de novas organizações da sociedade civil está prevista para acontecer entre os dias 21.09 e 06.10 e o resultado da recondução e processo seletivo deverá ser anunciado em 23.10. A próxima reunião do CNT está marcada para o dia 15 de dezembro, em Brasília, durante o Salão Nacional do Turismo.


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade