Abav-SP aponta crescimento de até 5% nas viagens no Natal e Réveillon

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A expectativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP), que representa mais de 50% do mercado de viagens do Brasil, é de um crescimento de até 5% para as viagens de lazer no período compreendido entre o Natal e o Réveillon. A estimativa é baseada no crescimento da oferta aérea de 9% e da demanda por viagens aéreas de 2%. Soma-se a isso, os valores mais baixos das tarifas, quando comparadas a igual período do ano passado.

No segmento corporativo, os preços dos bilhetes aéreos domésticos aumentaram em média 4% no terceiro trimestre deste ano e houve um incremento de 17,9% no número de passagens emitidas em voos nacionais, em comparação a 2014, segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). No histórico, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentou redução de 57,35% entre 2005 e dezembro de 2014. A tarifa média passou de R$ 622,80 há dez anos para R$ 283,59 no final do ano passado.

Veja também as mais lidas do DT

Durante o período de festas de fim de ano, as regiões que apresentam maior fluxo de turistas são: Rio de Janeiro, Bahia, Serras Gaúchas, Litoral de Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Pantanal, além de destaque para as viagens dentro do estado de São Paulo.

Já, as viagens internacionais devem sofrer uma leve queda por conta do câmbio desfavorável, mas ainda estão no orçamento de algumas famílias brasileiras.

O recém-empossado presidente da ABAV-SP, Marcos Balsamão, ressalta que o hábito de viajar a lazer já foi incorporado ao cotidiano e não deverá ser esquecido. “Os brasileiros já adquiriram grande parte dos bens de consumo duráveis que sentiam necessidade e aprenderam que as viagens podem oferecer diversos benefícios e bem estar às famílias e aos indivíduos”, analisa.

 

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Viajar é muito bom, nisto todos concordamos. Percebo que em SP, falta muitas vezes, o saber administrar os preços relacionados ao setor de Turismo, levando em consideração o número de passageiros que passam pelos seus aeroportos. Regiões como a do Vale do Paraiba, poderiam ter mais visitantes se houvesse a questão da mobilidade com mais desenvolvimento. Guaratingueta está fazendo a sua parte, com o anúncio do Santuário do Frei Galvão. Já Aparecida poderia ser repensada no sentido de se modernizar: hoje para termos um conforto à altura de que o Estado de SP póde oferecer, em época de Reveillon – feriados prolongados, um dos raros locais de estadia que consultei e que poderia atender a este quesito, oferece preço da diária alto, sem levar em consideração o custo e tempo de deslocamento a partir de Guarulhos, por exemplo e, a ausência de uma interação efetiva entre as cidades do entorno de Aparecida, que motivaria os turistas a permanecerem por mais tempo na região. Faço votos que o povo do Vale do Paraiba, conte com a sensibilidade do Governo do Estado, para ter um desenvolvimento que contemple podermos ficar por mais dias, nas viagens realizadas aquela região, possibilitando assim a abertura de postos de trabalho ao povo local e, pela concorrência, podermos contar com mais opções de comércio: shoppings, por exemplo e, prestação de serviços: mais restaurantes, táxis, dentre outros que o turista mais utiliza. Fica a Dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade