Abelino Lazo, conselheiro comercial de El Salvador no Brasil, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Abelino Argueta Lazo, conselheiro comercial do Escritório de El Salvador em São Paulo, extensão de negócios da embaixada salvadorenha em Brasília, conversou com o DIÁRIO.

Redação do DIÁRIO

Um apaixonado pelo Brasil divulga seus país e busca investimento junto à empresas brasileiras de diversos setores. Este é Abelino Argueta Lazo, conselheiro comercial do Escritório de El Salvador em São Paulo, extensão de negócios da embaixada salvadorenha em Brasília (DF). Em São Paulo há dois anos, o diplomata conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre seu país, a expansão do turismo e o comércio bilateral.

As conexões com o Brasil são antigas, pois Lazo morou no BRasil entre 1977 e 1994. Veio para estudar agronomia na Universidade Federal de Viçosa (MG). Após graduar-se trabalhou por 10 anos em Alagoas em uma usina de açúcar.

Veja também as mais lidas do DT

Acompanhe:

DIÁRIO: Fale um pouco sobre a atuação do Escritório Comercial de El Salvador no Brasil. Desde quando está à frente da entidade?

Abelino Lazo: O papel deste escritório é promover o turismo, também procurar empresas interessadas em importar nossos produtos e prospectar empresas e instituições que invistam em El Salvador através da implantação de fábricas, projetos e outras oportunidades. Tudo isso aproveitando os incentivos que nosso governo oferece aos empresários. Estou em São Paulo há dois anos e atuando junto a esse escritório, mas no Brasil estudei e trabalhei entre os anos 77 e 94.

Abelino Lazo com o apresentador Richard Rasmussen durante a Adventures Sport Fair 2016 (Foto: acervo pessoal)
Abelino Lazo com o apresentador Richard Rasmussen durante a Adventures Sport Fair 2016 (Foto: acervo pessoal)

2- O turismo está inserido nas ações realizadas pelo Escritório? O que já fizeram na área?

Abelino Lazo: A promoção do turismo é uma das responsabilidades de nosso escritório. Para isto já foram realizadas algumas press trips com jornalistas na área de turismo. Uma em 2015 coordenada pelo jornalista Marcos Oliveira com este escritório e outra, em 2016, com uma equipe do canal de TV católico Rede Vida. Também temos participado de feiras de turismo, como a WTM, ABAV e Aviesp, e seminários para que os brasileiros e brasileiras conheçam El Salvador por estes canais.

Outros segmentos que temos promovido fortemente são o turismo religioso e o surf. Nossas praias são muito visitadas por surfistas brasileiros que gostam das ondas maravilhosas para praticar este esporte. Em 2016, trabalhamos bastante na promoção do turismo. Para esse ano, vamos procurar trabalhar mais na busca de investidores e importadores de nossos produtos.

3- Quais as perspectivas de crescimento nas relações entre Brasil e El Salvador?

Abelino Lazo: As perspectivas sempre foram de muito interesse já que o Brasil é uma potência econômica e que exporta muitos produtos para nosso país. Nós queremos também exportar para o Brasil, porque agora praticamente só exportamos 10% de 100% que nós compramos desse pais maravilhoso. O Brasil é um país onde se pode fazer negócios e tem onde encontrar. As relações entre os dois países sempre foram muito profundas. O salvadorenho gosta muito do Brasil e também o brasileiro que conhece El Salvador sente o calor humano de nossa região.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade