Abracorp revela números do primeiro semestre e projeto de capacitação

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e suas 29 agências associadas registraram um crescimento de 14.7% no faturamento do primeiro semestre de 2019. As agências associadas somam juntas R$5,5 bilhões entre os meses de janeiro e julho deste ano. O grande destaque ficou para o setor aéreo nacional, que de R$ 1,79 bilhão em 2018 saltou para R$ 2,23 bilhões no ano de 2019, tendo um aumento de 24,8%. Os números foram apresentados na última terça-feira (23), em São Paulo.

REPORTAGEM DO DIÁRIO por André Tanabe

O presidente da Abracorp, Carlos Prado comentou sobre o desempenho da entidade e também sobre como o caso da Avianca afeta a Abracorp e suas associadas. “Com relação a esse volume de 14,7% tivemos sim uma pequena movimentação econômica, principalmente no Rio de Janeiro. O agronegócio também movimentou bastante esse segmento em várias cidades. O caso Avianca influenciou um pouco, mas conseguimos atingir a meta esperada de dois dígitos”, disse o presidente da entidade.

Outro setor que também obteve um acréscimo importante foi o da hotelaria nacional, com um crescimento importante de 25,7%, passando de R$ 830 milhões para R$ 1.04 bilhão. A rede Accor teve um grande destaque dentro desse setor, tendo mais do que o dobro de dados de performance da rede Atlantica. Com 17% no mercado, a empresa lidera o market share e a entidade vê isso com bons olhos como diz Carlos Prado.

“ Olha eu vejo uma movimentação da Accor, ela tem trabalhado de uma maneira diferente, ela tem trabalhado muito mais próxima da Abracorp e isso obviamente reflete em aumento de faturamento e também tem um outro ponto que foi a absorção das propriedades da Rede BHG”, disse Prado.

Os outros setores também tiveram alterações relativas como seguros (77,3%), transfers (22,6%), locação de veículos nacional (20,6%) e rodoviário (56,8%). O destaque negativo ficou por conta dos cruzeiros (-49,7%). O setor de cruzeiros, que chegou a registrar um aumento de mais de 100% em 2018, recuou 49,7% no primeiro semestre de 2019. De acordo com Prado, este recuo percentual se deve aos ainda baixos números do segmento, sujeito a grandes alterações com a entrada ou saída de um grande cliente corporativo.

Abaixo um quadro geral da vendas de viagens corporativas:

A Abracorp apresentou também o seu Plano Estratégico para 2020, fundamentado em padrões sólidos de governança e o cumprimento das metas estabelecidas. Complementando as realizações associativas, a divulgação do Projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência), que constitui o 4º pilar voltado para a Capacitação e se junta aos outros três: Marca, Associados e Comitês. Ganha destaque o papel relevante dos Comitês Temáticos Abracorp, sob a coordenação de Daiana Moreira.

CAPACITAÇÕES

Foi anunciada a parceria entre Abracorp e a 4C Solutions para o projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência) Abracorp by 4C Academy, com a finalidade de oferecer capacitações, mentorias e cursos fechados aos associados. E, também, colaborar com a sustentabilidade do mercado, oferecendo alguns cursos abertos às demais empresas e entidades do setor, com a chancela da Universidade Anhembi Morumbi.

O IHC já conta com uma agenda de cursos até novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife e deve chegar a todas as praças onde os associados Abracorp contam com escritórios. O projeto IHC contará também com uma página exclusiva no site da Abracorp.

PREMIAÇÃO

Também foi apresentada a premiação Parceiro de Valor Abracorp. O objetivo é reconhecer os melhores parceiros de negócios da entidade em 2019. A divulgação dos premiados será no dia 24 de setembro, na Casa Itaim (Grupo Bisutti) e envolve as seguintes categorias: Cia Aérea Nacional; Cia Aérea Internacional; Hotel Nacional; Hotel Internacional; Locadora Nacional; Locadora Internacional; Assistência viagem, Destino MICE e Transfer.

As variáveis de análise incluem: Conformidade com os princípios contidos no Guia de Boas Práticas do Fornecedor da Abracorp; Eficiência do atendimento operacional; Eficiência do atendimento administrativo financeiro; Competitividade comercial; Tecnologia e inovação aplicadas em soluções corporativas; Qualidade do atendimento; Diferenciação da oferta de benefícios; Atratividade de produtos; e Percepção da marca.

 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Governo prorroga prazo para recolhimento de INSS, PIS e COFINS

Por Marcelo Vianna* O Ministério da Economia acaba de publicar a Portaria 139, de 03.04.2020, prorrogando o prazo de recolhimento dos seguintes tributos federais:INSS das competências de março...

CEO e Fundador do Grupo OYO renuncia a salário anual seguido por equipe de liderança

O COVID-19 impactou significativamente o setor de hospitalidade global, com as ocupações de diversas redes de hotéis sendo afetadas drasticamente. Nesse período difícil e...

O mundo precisa de pessoas juntas – Mensagem da Equipotel 2020 (Veja o vídeo)

O mundo precisa de pessoas juntas. Mas juntas de um jeito novo. Por hoje, pedimos que vivencie uma excelente hospitalidade em sua casa, para o seu...

Abav-SP e Aviesp realizam LIVE para esclarecer dúvidas dos agentes de viagens

A Abav-SP e Aviesp realizarão uma transmissão ao vivo pela página do Instagram (https://www.instagram.com/abavsp.aviesp/), no dia 7 de abril (terça-feira), às 14h30. A LIVE...

Roland de Bonadona, CEO da Accor, sob o ponto de vista dos outros

15 ANOS DIARIOS (Publicado dia 25 de junho de 2015)Redação do DTA noite desta quarta-feira (24) foi especial no hotel Pullman, Vila Olímpia,...

Curiosidade: quando surgiram os mapas?

Os mapas mais antigos que se têm registro hoje são os mapas babilônicos, confeccionados em argila por volta de 2.300 A.C. REDAÇÃO DO DTMuito...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias