Abracorp revela números do primeiro semestre e projeto de capacitação

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e suas 29 agências associadas registraram um crescimento de 14.7% no faturamento do primeiro semestre de 2019. As agências associadas somam juntas R$5,5 bilhões entre os meses de janeiro e julho deste ano. O grande destaque ficou para o setor aéreo nacional, que de R$ 1,79 bilhão em 2018 saltou para R$ 2,23 bilhões no ano de 2019, tendo um aumento de 24,8%. Os números foram apresentados na última terça-feira (23), em São Paulo.

REPORTAGEM DO DIÁRIO por André Tanabe

O presidente da Abracorp, Carlos Prado comentou sobre o desempenho da entidade e também sobre como o caso da Avianca afeta a Abracorp e suas associadas. “Com relação a esse volume de 14,7% tivemos sim uma pequena movimentação econômica, principalmente no Rio de Janeiro. O agronegócio também movimentou bastante esse segmento em várias cidades. O caso Avianca influenciou um pouco, mas conseguimos atingir a meta esperada de dois dígitos”, disse o presidente da entidade.

Outro setor que também obteve um acréscimo importante foi o da hotelaria nacional, com um crescimento importante de 25,7%, passando de R$ 830 milhões para R$ 1.04 bilhão. A rede Accor teve um grande destaque dentro desse setor, tendo mais do que o dobro de dados de performance da rede Atlantica. Com 17% no mercado, a empresa lidera o market share e a entidade vê isso com bons olhos como diz Carlos Prado.

“ Olha eu vejo uma movimentação da Accor, ela tem trabalhado de uma maneira diferente, ela tem trabalhado muito mais próxima da Abracorp e isso obviamente reflete em aumento de faturamento e também tem um outro ponto que foi a absorção das propriedades da Rede BHG”, disse Prado.

Os outros setores também tiveram alterações relativas como seguros (77,3%), transfers (22,6%), locação de veículos nacional (20,6%) e rodoviário (56,8%). O destaque negativo ficou por conta dos cruzeiros (-49,7%). O setor de cruzeiros, que chegou a registrar um aumento de mais de 100% em 2018, recuou 49,7% no primeiro semestre de 2019. De acordo com Prado, este recuo percentual se deve aos ainda baixos números do segmento, sujeito a grandes alterações com a entrada ou saída de um grande cliente corporativo.

Abaixo um quadro geral da vendas de viagens corporativas:

A Abracorp apresentou também o seu Plano Estratégico para 2020, fundamentado em padrões sólidos de governança e o cumprimento das metas estabelecidas. Complementando as realizações associativas, a divulgação do Projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência), que constitui o 4º pilar voltado para a Capacitação e se junta aos outros três: Marca, Associados e Comitês. Ganha destaque o papel relevante dos Comitês Temáticos Abracorp, sob a coordenação de Daiana Moreira.

CAPACITAÇÕES

Foi anunciada a parceria entre Abracorp e a 4C Solutions para o projeto IHC (Inovação, Habilidade e Competência) Abracorp by 4C Academy, com a finalidade de oferecer capacitações, mentorias e cursos fechados aos associados. E, também, colaborar com a sustentabilidade do mercado, oferecendo alguns cursos abertos às demais empresas e entidades do setor, com a chancela da Universidade Anhembi Morumbi.

O IHC já conta com uma agenda de cursos até novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife e deve chegar a todas as praças onde os associados Abracorp contam com escritórios. O projeto IHC contará também com uma página exclusiva no site da Abracorp.

PREMIAÇÃO

Também foi apresentada a premiação Parceiro de Valor Abracorp. O objetivo é reconhecer os melhores parceiros de negócios da entidade em 2019. A divulgação dos premiados será no dia 24 de setembro, na Casa Itaim (Grupo Bisutti) e envolve as seguintes categorias: Cia Aérea Nacional; Cia Aérea Internacional; Hotel Nacional; Hotel Internacional; Locadora Nacional; Locadora Internacional; Assistência viagem, Destino MICE e Transfer.

As variáveis de análise incluem: Conformidade com os princípios contidos no Guia de Boas Práticas do Fornecedor da Abracorp; Eficiência do atendimento operacional; Eficiência do atendimento administrativo financeiro; Competitividade comercial; Tecnologia e inovação aplicadas em soluções corporativas; Qualidade do atendimento; Diferenciação da oferta de benefícios; Atratividade de produtos; e Percepção da marca.

 

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