Accor reforça o dinamismo da marca ibis com nova campanha “Vai Nessa”

Continua depois da publicidade

A Accor lançou nesta quinta-feira (10) nova campanha para promover o cinquentenário da marca ibis, com o objetivo de reforçar a presença da rede hoteleira entre diferentes perfis de viajantes. Em coletiva de imprensa, no ibis Styles Faria Lima, em São Paulo, executivos da rede apresentaram o nome, o alcance e as expectativas da campanha “Vai Nessa: no ibis não tem surpresa”.

Por Paulo Atzingen*


Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce Accor Américas – Premium, Midscale & Economy Division, destacou que a estratégia adotada é ampla e visa atingir múltiplos públicos, incluindo investidores, colaboradores e o mercado em geral. “Estamos dividindo essa campanha com vários públicos, com uma estratégia muito completa, 360º”, afirma Vernaglia. Segundo a executiva, trata-se da maior campanha de marketing da história das três marcas – ibis, ibis budget e ibis Styles.

Veja também as mais lidas do DT

A campanha, intitulada “Vai Nessa” busca reforçar o posicionamento da marca como uma opção confiável para diferentes momentos da jornada de viagem. “Nossa intenção é justamente reforçar o sucesso da marca ibis, mostrando a força, o dinamismo e como ela tem se adaptado às necessidades e tendências do viajante moderno”, explica Vernaglia. A (marca) ibis se posiciona como uma escolha prática e eficiente, alinhada com o conceito de “sem surpresas”, onde a marca promete entregar uma experiência previsível e positiva aos hóspedes. “Com a ibis, você tem surpresas positivas, com surpresas no sentido de entregar exatamente o que promete de forma muito bem feita.”

Vai Nessa marca ibis
À esquerda, Roberta Vernaglia, SVP de Marketing & E-Commerce – Accor Américas , ao centro, Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil e à direita, Lara Teixeira, SVP de design & technical services (Crédito: Felipe Maresca – DT)

A campanha tem forte presença digital e cobre um amplo território, incluindo o Brasil, América do Sul e América do Norte, com destaque para países como México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile. “Estamos presentes em todos os meios digitais, trabalhando com grandes players como Meta e TikTok, além de uma comunidade de creators nativos digitais que dialogam diretamente com as novas gerações”, pontua Vernaglia. O foco é cobrir todos os públicos, desde a geração Z até os viajantes mais experientes. “A ibis é uma marca transgeracional, que se comunica tanto com um público de 40, 50, 60 anos, quanto com as novas gerações, que viajam por motivos variados, como shows e eventos.”

A campanha “Vai Nessa” apresenta três cenários criativos diferentes, refletindo as diversas motivações de viagem. “Estamos mostrando a ibis como um viabilizador, presente em momentos-chave da vida dos viajantes. Um dos criativos, por exemplo, foca em um grupo de amigos indo a um show de futebol, outro mostra uma banda prestes a se apresentar, e o terceiro acompanha uma pessoa se preparando para uma grande reunião de negócios”, descreve Roberta Vernaglia.

Vai Nessa marca ibis
Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil, Roberta Vernaglia, SVP de marketing & e-commerce – Accor Américas e Lara Teixeira, SVP de design & technical services (Crédito: Felipe Maresca – DT)

Flexível e para diferentes perfis

Com essa abordagem, a Accor visa consolidar ainda mais a posição da Ibis como uma marca flexível, que atende a diferentes perfis e necessidades, mantendo sempre a qualidade e a confiança que os hóspedes esperam.

Segundo Roberta, “41% dos viajantes que se hospedaram em algum hotel em 2023 escolheram o íbis”, o que demonstra sua presença dominante no mercado hoteleiro. Ela reforça que cerca de “30% dos clientes preferem a marca como sua primeira ou segunda opção de hospedagem”. Isso se deve, em grande parte, à capacidade da rede de atender de forma eficiente às necessidades dos viajantes intencionais — aqueles que têm uma razão clara para escolher o hotel, seja um evento pessoal ou profissional.

Vernaglia também destacou o alcance da marca no Brasil, que se tornou um “companheiro de viagem”, oferecendo soluções em diversas situações, seja para negócios ou lazer, em praticamente todas as capitais e principais cidades. Além disso, a celebração dos 50 anos do Ibis reforça o sucesso da marca, que continua a evoluir e expandir sua rede no país.

Novos ibis

A coletiva serviu também para o anúncio de mais assinaturas de hotéis ibis até o final deste ano para reforçar a expansão e o compromisso em oferecer opções de hospedagem acessíveis e de qualidade: São eles: ibis Styles Patrocínio (MG), ibis Styles Uberaba (MG), ibis Camaçari (BA), ibis Santa Cruz do Sul (RS), ibis Santa Maria (RS e ibis Dourados (MS).

Em 2024, já foram anunciadas também as assinaturas dos hotéis: ibis Styles Fortaleza Giga Mall (CE), ibis Sobral (CE), ibis Santarém (PA), ibis Jaraguá do Sul (SC) e ibis Vilhena (RO).

Vai Nessa marca ibis
Roberta Vernaglia, SVP de marketing & e-commerce – Accor Américas, Romulo Silva, diretor de desenvolvimento de franquias – Accor Brasil, Lara Teixeira, SVP de design & technical services  e Marcos Martins, coordenador de comunicação – Accor Américas

Sem padronização

O diretor de Desenvolvimento de Franquias da Accor Brasil, Rômulo Silva, ressaltou as mudanças no design dos novos hotéis da marca ibis. “Talvez o grande diferencial que a família ibis tinha há dez anos era a padronização. Estamos deixando isso de lado em relação ao design. Não é para existir mais um ibis igual ao outro”, afirmou. Silva mencionou que, antigamente, era possível identificar um hotel da marca apenas pela construção, que seguia um modelo mais padronizado, mas que isso já não acontece mais. “Aquela coisa que você olhava e já sabia, “isso aqui é um ibis”, já não é mais assim. Nosso time tem trabalhado muito na questão do design desses novos hotéis”, explicou.

Ranking de quartos no Brasil

Ao falar sobre as marcas do grupo, Silva expressou orgulho pela liderança da Accor no mercado hoteleiro brasileiro. Ele mencionou o ranking publicado pela JLL, Resorts Brasil e FPHB, que avalia a quantidade de hotéis e marcas presentes no país. “Das dez marcas hoteleiras com maior presença no Brasil, temos a família ibis em 1º, 2º e 4º lugar”, apresentou um gráfico. O ibis lidera com quase 20 mil quartos no Brasil, seguido pelo ibis Budget, com pouco mais de 10.500 quartos, e o Mercure, com 8.200 quartos. “O ibis Styles também aparece com 7.365 quartos, e o Novotel está em 5º lugar, com quase 5.400 quartos”, quantificou.
Ele concluiu destacando o sucesso da Accor no país. “Isso mostra, sem dúvida, a liderança da Accor e o quanto o público brasileiro gosta das marcas, em especial da ibis, que está celebrando 50 anos de história.”
Vai Nessa marca ibis
Ranking no Brasil em número de quartos: família ibis em 1º, 2º e 4º lugar

Como identificar se em uma cidade cabe um ibis?

Para Rômulo a pergunta caiu como um presente. “É justamente o meu trabalho. A gente tem alguns critérios, avaliamos a população, mas principalmente o dinamismo da economia, o O PIB per capita. Observamos o potencial de geração de serviço dessa cidade”, enumera.

Segundo Rômulo, o que movimenta o turismo, o que movimenta a hotelaria é o serviço. “Às vezes eu tenho um PIB gigantesco, mas ele é todo baseado numa indústria que não gera pessoas visitando as cidades ou é uma cidade que tem seu forte na agricultura”. 

“A gente tem mapeado o Brasil inteiro, quais cidades fazem sentido e quais não fazem. Vamos fazendo a captação ativa, buscando a área para desenvolver novos hotéis”, afirmou ao DIÁRIO.


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

LEIA TAMBÉM na edição de quinta-feira (10):

Executivos da Accor falam da marca ibis em seu cinquentenário

LEIA TAMBÉM:

Executivo global da Accor reafirma compromisso em inovar no design dos hotéis da rede

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade