Airbnb muda estratégia e estrutura de taxas para atrair hotéis

O Airbnb está mudando sua estrutura de taxas para anfitriões, em um esforço de estimular mais adesões de hotéis à sua plataforma, num momento em que tenta concorrer com empresas como Expedia e Booking.com.

Financial Times

A plataforma de hospedagem, que foi lançada em 2008 como uma forma de os detentores de cômodos ou residências vagos poderem alugá-los a hóspedes, lançará uma nova estrutura de taxas para empresas de hospedagem profissional que se registrarem no Airbnb a partir de 4 de junho. O novo sistema eliminará o repasse de qualquer taxa aos hóspedes.

Em vez de sua configuração tradicional, pela qual os anfitriões pagam uma taxa de 3% e os hóspedes até 20% da tarifa de pernoite, os hotéis e empresas de hospedagem independentes vão pagar uma taxa “exclusiva do anfitrião” de 14% a 20% sem qualquer despesa para o hóspede.

Provedora

A mudança ocorre num momento em que o Airbnb se posiciona como uma provedora de viagens de ponta a ponta, com a venda de serviços como voos e aluguel de automóveis por meio de terceiros fornecedores, bem como experiências, em antecipação à sua muito falada oferta pública inicial. Em sua rodada de captação de recursos mais recente, em 2017, o Airbnb foi avaliado em US$ 31 bilhões.

Em março, a empresa disse ter formalizado a compra do site de reservas de hotéis HotelTonight por um valor não revelado. Um mês depois, investiu US$ 100 milhões na startup indiana Oyo, de crescimento acelerado.

Dispor de uma estrutura de taxas dupla é visto por muitos como uma tentativa de concorrer com a Booking.com e com outras provedoras de viagens on-line, que não cobram tarifas dos consumidores.

Concorrência de peso

As operadoras de hotéis, por sua vez, buscam cada vez mais diversificar suas carteiras. O Marriott irrompeu no mercado do Airbnb em abril, ao lançar seu serviço de aluguel de residências. A Accor também se inseriu nessa área com sua aquisição, em 2016, da Onefinestay, o site de aluguel de residências de luxo sediado no Reino Unido, num negócio que movimentou cerca de 148 milhões de euros (US$ 166,30 milhões).

Vicki Stern, uma analista de lazer do Barclays, disse que o Airbnb até agora não teve êxito em garantir o grau de presença no mercado hoteleiro temido pelo setor. “Paralelamente, há também o risco mais elevado para os hotéis com o Airbnb agora mostrando estoques de vagas de hotel lado a lado com aluguéis de residências, em vista do diferencial de preços, muitas vezes significativo”, disse Stern.

O Airbnb preferiu não comentar o assunto.

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redação
Redaçãohttps://diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais lidas

    Site do Editor

    Mais recentes

    Empresa de Silvio Santos paga IPTU atrasado de hotel após cobrança da prefeitura

    O empresário e apresentador de TV Silvio Santos, ao tomar conhecimento do assunto relacionado ao IPTU do Hotel Jequitimar/Guarujá, determinou que fosse realizado, de...

    Presidente do Visit Iguassu é contra medidas restritivas em Foz do Iguaçu

    O presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, é contra as medidas restritivas impostas pelo governo do Estado do Paraná para conter a onda de...

    Duas dezenas de elefantes são afastados dos passeios de Forte Amer, na Índia

    Depois de anos de campanha, a Proteção Animal Mundial comemora o afastamento de elefantes que serviam para transportar turistas até o forte Amer, na...

    Transamerica São Paulo retoma feijoada aos sábados com rígidos protocolos

    Uma das tradições gastronômicas do Hotel Transamerica São Paulo é a feijoada realizada aos sábados. Preparada pelo chef Danilo Brasil, a tradição será retomada...

    Edgony Bezerra: ‘Mulheres que escrevem o turismo do Brasil’

    Conheci Edgony Bezerra em uma coletiva de imprensa, no Riocentro, em uma feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens - ABAV-, no Rio...

    Accor aposta em Barretos e anuncia o 1º ibis Styles na cidade

    A Accor acaba de adicionar mais um hotel ao seu portfólio com a assinatura do ibis Styles Barretos, uma parceria com a Construtora Souza...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Open chat