Arte de Alexandre Orion faz corte na paisagem urbana e reconhece profissionais da saúde

A arte fazendo o seu papel em meio ao caos pandêmico. A expressão urbana se apresentando para fazer um corte na paisagem e entregar um pouco de harmonia, sonho, saudade, paz, amor, leveza. 

EDIÇÃO DO DIÁRIO


O mundo atravessa um momento delicado com o avanço dos casos de Covid-19. As relações humanas estão forçosamente distanciadas e o futuro se transforma em incerteza. Em todos os debates, entretanto, há uma unanimidade: a importância dos profissionais de saúde envolvidos nesta pandemia.

Com o intuito de reconhecer toda essa cadeia fundamental de trabalhadores, Alexandre Orion, um dos pioneiros da street art mundial, se prepara para mais uma de suas intervenções que dialogam profundamente com a paisagem de São Paulo.  Desta vez, o artista plástico está fazendo um mosaico de fisionomias ocupando todo o gigantesco mural, localizado no edifício do InCor – Instituto do Coração, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, voltado para a Avenida Rebouças e a Passarela Professor Dr. Emílio Athiê.

Ao todo serão 400 m² de parede cinza que ganharão vida após 3 meses, entre pesquisa e preparativos. O trabalho de escala monumental  começou a tomar forma dia 09 de setembro e com previsão de conclusão no próximo dia 27 de setembro. A intervenção artística de Alexandre Orion possui o apoio da Nou e produção da Tela.tv.

“Escolhemos essa empena por ela estar voltada para a única passarela de pedestres que atravessa a Avenida Rebouças. Ela significa não só o fluxo físico das pessoas, mas a importância que essa travessia representa. Atravessar essa ponte, que te leva ao hospital e também tira você dele, carrega muitas emoções”, comentou Orion sobre a decisão.

A obra, intitulada “Saudação”, visa a representatividade e pluralidade dos profissionais que são indispensáveis para o funcionamento do setor da saúde, responsabilidade essa que passa por diversos cargos. Para realizá-la, Orion conversou com pessoas dos mais diversos segmentos do InCor e do Hospital das Clínicas, um dos mais respeitados núcleos de saúde do Brasil. Com essa pesquisa de campo, alguns profissionais foram escolhidos e terão parte de seus rostos extraídas para a formação de um grande mosaico de fisionomias, que transmite a ideia de união, sobretudo neste momento tão emblemático que estamos atravessando.

“O InCor e o HC me apresentaram alguns personagens. A escolha foi feita pensando em uma multiplicidade, tentando trabalhar com o máximo de pluralidade. Também tentamos dar visibilidade e representatividade a alguns setores que muitas vezes têm menos destaque, como quem trabalha na cozinha  e na limpeza do hospital, auxiliares de enfermagem, motoristas de ambulância, entre outros. Sempre, claro, pensando em personagens inspiradores e reais”, pontuou o artista.

Orion é um dos pioneiros da arte urbana no mundo, suas pesquisas e reflexões tendo a cidade como suporte fizeram dele um expoente da arte contemporânea brasileira. Enxergando sempre a cidade como um organismo vivo e se expressando de maneira muito singular, ele teve obras expostas nas instituições de arte mais respeitadas do mundo. Um de seus trabalhos mais conhecidos é “Ossário”, composto por intervenções realizadas pelo artista limpando túneis da cidade de São Paulo.

“Eu tenho esse romantismo da cidade como espaço de convívio. E sempre que puder fazer da minha arte uma maneira de resgatar isso, farei! Por isso acredito que tudo o que acontece no espaço público tem uma dimensão política e social importante. Será um mural tecnicamente complexo por ser uma pintura realista. Mas não me interessa muito a pintura em si e sim a representação desses profissionais honestos e os desdobramentos que essa representação pode significar pra cidade, para o humano e para o futuro.”

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

E-book detalha informações sobre recuperação judicial de empresas

Informações relevantes sobre as medidas necessárias e exigidas por lei em relação à retomada de negócios, principalmente, no atual cenário econômico imposto pela pandemia...

Harvard: máscaras faciais usadas durante toda a viagem oferecem grande proteção contra a COVID-19

As máscaras faciais são parte essencial de uma estratégia em múltiplas frentes para manter os clientes seguros e reduzir a transmissão de COVID-19 durante...

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat