Atout France realiza sua tradicional cerimônia "Galette des Rois"

A Atout France – Órgão de Turismo Oficial do Turismo da França na América do Sul – realizou na última quarta-feira (8) seu evento tradicional “Galette des Rois – Bolo dos Reis, data alusiva ao dia 6 de janeiro, conhecida como a chegada dos Reis Magos, a Belém, para adorar o menino Jesus. 

 EDIÇÃO DO DIÁRIO (com reportagem de Mary Ellen)


 
Representando o turismo francês no evento estavam o cônsul geral da França em São Paulo, Brieuc Pont, a diretora da Atout France, Caroline Putnoki,  o promotor do destino, Fernando Santos e a assistente Beatriz Alves, além de inúmeros convidados.
 Antes de ser anunciado as novidades de 2020 no turismo francês, o cônsul geral, Brieuc Pont explicou a tradição francesa da iguaria “Galette des Rois”.
 
A festa religiosa cristã celebra a chegada de Cristo ao Mundo e as homenagens feitas pelos Reis Magos, festa também conhecida como “Dia de Reis”. Na tradição a criança ou a pessoa mais jovem da família senta-se embaixo da mesa e escolhe de modo aleatório a ordem que deve ser servida a torta. Uma fava de porcelana é escondida dentro da galette e quem a achar, será o rei ou rainha do dia e será o responsável por providenciar a galette do próximo ano. Durante o evento na Atout France, reis  foram coroados”, disse o cônsul.
 
Caroline Putnoki adiantou os últimos números do fluxo turístico na França: “2020 começou bem, com resultados muito positivos do fluxo turístico para a França. O mês de outubro de 2019 totalizou +18,4% de aumento, o maior do ano, cuja projeção do fechamento para 2019 tem a previsão de 5% de crescimento”, anunciou.

Uma fava de porcelana é escondida dentro da galette e quem a achar, será o rei ou rainha do dia (Crédito: Mary Ellen – DT)

Primeiros eventos do ano

Fernando Santos, promotor do destino enumerou ao DIÁRIO os destinos mais procurados do país europeu: Paris é o destino mais visitado, seguido pelo Vale do Loire, Provença, Corte d’ Azur, Bourdoux, Champanhe e Borgonha.
E falou um pouco sobre alguns eventos que movimentarão o país: Dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2020 em Cambéry ocorrerá o primeiro evento do ano, com a presença de trinta operadores da América do Sul, o Gran Sky, com a bela paisagem em neve dos Alpes Franceses, workshops, palestras e apresentações da região. Nesse evento a França apresentará mais de setecentos fornecedores, entre hotéis, restaurantes, administradores de pontos turísticos, comércio local. Os operadores sul americanos serão instalados em Chambery, Samöens, Méribel, Val Thorens, D’Huez e Megève.
Um evento internacional de grande envergadura é “Goût de France/Good France”, muito importante da promoção do destino. “O “Goût de France/Good France”  promove a excelência da culinária francesa e dos seus vinhos, e acontecerá no dia 16 de abril em 2020. Envolvendo 5 000 chefs do mundo inteiro e mais de 100 chefs no Brasil, contará com a região Centro Vale do Loire em destaque”, adiantou.

Convidados ouvem o relato do “Galette des Rois”, feito pelo cônsul Brieuc Pont

Fernando lembrou que a Atout France opta por não enviar todos os anos os mesmos operadores, diversificando o grupo. Já no final de fevereiro,
O Salon Rendez – Vous em France será em Março nos dias 24 e 25, com setenta operadores de toda América do Sul com mais de vinte pre-tours para o trade.
 
 
 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Delta Air Lines anuncia os resultados financeiros do segundo trimestre

A Delta Air Lines (NYSE: DAL) divulgou nesta terça-feira (14) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2020 e destacou sua resposta contínua à...

Hoteleiros questionam altas cifras do Ecad em tempos de pandemia

Pleito antigo da hotelaria, a revisão das cobranças das altas taxas do Ecad ganhou destaque na agenda de debates da hotelaria em tempos de...

Accor anuncia Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias

A Accor acaba de anunciar Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias Accor Brasil. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O executivo, que teve importante...

Organização Mundial de Enoturismo é criada com sede na Espanha

REDAÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais Acaba de ser anunciada na Espanha a criação da Organização Mundial de Enoturismo (GWTO) que nasce junto...

Movimento de Viracopos (SP) apresenta recuperação gradual em junho

A recuperação no setor de passageiros apresenta tendência de crescimento após uma queda brusca registrada a partir de março EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Em nota,...

Califórnia retrocede na reabertura com expansão do coronavírus nos EUA

SACRAMENTO, Estados Unidos (Reuters) - O governador da Califórnia decretou nesta segunda-feira um recuo no plano de reabertura da economia do Estado norte-americano, após...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias