Autoridades pedem integração entre setores público e privado em Gramado

Continua depois da publicidade

Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DIÁRIO

Autoridades reunidas para o Festuris 2016, 28ª edição do Festival, realizaram palestras na manhã desta sexta-feira (4) no auditório Serra Park, em Gramado (RS). O painel principal contou com a presença de Victor Hugo, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; Carlos Cesar Garcia Baltar, cônsul-geral da argentina; Vinicius Lummertz, presidente da Embratur; Edmar Bull, presidente da ABAV; e José Roberto Oliveira, da Associação Amigos das Missões.

O representante da Associação Amigos das Missões iniciou o debate esclarecendo o projeto dos roteiros integrados jesuíticos entre o Brasil e a Argentina. José Roberto foi seguido por Victor Hugo, que acrescentou à discussão os atrativos do estado do Rio Grande do Sul. “É hora dos poderes públicos reconhecerem e destravarem o projeto, reconhecendo o protagonismo argentino, transformando isso em uma demanda pública e privada”, pontuou.

Veja também as mais lidas do DT

O cônsul, por sua vez, acrescentou os projetos do novo governo federal argentino, que inclui, principalmente, além da ambiciosa pobreza zero, a integração com outros países, chamando de “Rota Sudamerica”, tendo como objeivo o desenvolvimento das regiões envolvidas.

Menos breve que os demais participantes, Vinicius Lummertz iniciou-se com exemplos de iniciativas de outros países para o desenvolvimento da importância do turismo na economia nacional, principalmente as dos Estados Unidos, Japão e França, “não só para a geração de receita, mas pela geração de empregos”, explicou. Com assuntos mais polêmicos, o presidente da Embratur defendeu a isenção de vistos para a entrada no Brasil. “É um país burocrático demais para explorar a cultura e o turismo”, disse. “Esse conservadorismo é autossabotagem! Estamos infernizando o nosso futuro com o nosso passado”, completou. Resumindo, o representante ainda finalizou: “esse país é rico demais para ser tão fechado e conservador”.

O presidente da ABAV Nacional finalizou de maneira breve os detalhes, solicitando, assim como os outros participantes, a integração entre os poderes público e privado para o crescimento do setor.

O Festuris 2016 acontece até este sábado (5), em Gramado, no Rio Grande do Sul, no Palácio dos Festivais e no Serra Park.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade