Belém faz 400 anos e equipe do DIÁRIO participa deste marco histórico

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen

A cantada e decantada Belém do Pará, a Cidade das Mangueiras, faz aniversário nesta terça-feira (12) e reveste-se de expectativa para este marco histórico. Vai haver corte de bolo no Ver-o-Peso e algumas programações culturais oferecidas à população, bem como para os turistas que estão na cidade. Com quatro séculos de história, a primeira capital da Amazônia modernizou-se nos últimos anos e seus prédios e shoppings esparramam-se pelo núcleo antigo indo em direção ao interior do continente, como uma onda de progresso e vanguarda.

É evidente que a cidade, hoje com 1.5 milhão de habitantes, traz as mesmas carências das metrópoles brasileiras, seja no âmbito de infraestrutura, dos serviços e da economia, no entanto, junto a essa modernidade que nivela os grandes centros urbanos e fazem todos eles parecidos, a cidade de Belém do Pará tem características próprias que nenhuma outra cidade do mundo possui, e é isso o que tem atraído para cá cada vez mais turistas:

Veja também as mais lidas do DT

Belém tem a chuva da tarde que determina a hora do compromisso das pessoas, tem o linguajar papa-chibé característico do belemense (égua!), tem o Ver-o-peso com as erveiras e seus unguentos que curam de dor nas costas à traição, tem um artesanato autêntico em miriti que faz a alegria da meninada,  tem a gastronomia que exerce um fascínio nos maiores e melhores chefs do mundo e, principalmente, tem uma população com um calor humano acima da média brasileira.

Belém tem a chuva da tarde que determina a hora do compromisso das pessoas, tem o linguajar papa-chibé característico do belemense (égua!), tem o Ver-o-peso com as erveiras e seus unguentos que curam de dor nas costas à traição

O Núcleo Cultural Feliz Luzitânia já foi visitado pela equipe do DIÁRIO
O Núcleo Cultural Feliz Luzitânia já foi visitado pela equipe do DIÁRIO

Essas características citadas se juntam a outras como cidade do “tecno-brega, da guitarrada e do arraial da pavulagem”, manifestações artísticas com grande apelo popular e onde se sintetizam a tradição do boi-bumbá com as novas tendências musicais possíveis graças à tecnologia e à demanda do consumo de cultura das massas.

Roteiro

Seguindo as diretrizes do plano de comunicação do Estado denominado  “Pará, a Obra-Prima da Amazônia”, a equipe do DIÁRIO DO TURISMO está em Belém produzindo uma publicação especial sobre a cidade. Os repórteres Ana Elisa Teixeira e Guilherme Athaíde,  juntos ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, participam das comemorações dos 400 anos da cidade das Mangueiras. Neste dois últimos dias, os profissionais já visitaram o Núcleo Cultural Feliz Luzitânia, local de fundação da cidade, em 1616; o Mangal das Garças – recorte da flora e da natureza amazônica às margens do rio Guamá; o espaço São José Liberto onde se cria, se produz e se promove as jóias e o artesanato do Pará e já estiveram em Mosqueiro, uma ilha a cerca de 60 quilômetros de Belém, com 17 quilômetros de praias e com um mar com ondas de água doce.

É uma honra para nós do DT participarmos da festa desta senhora de quatrocentos anos.

Os repórteres Ana Elisa e Guilherme Athaíde,  juntos ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, participam das comemorações dos 400 anos da cidade das Mangueiras
Os repórteres Guilherme Athaíde e Ana Elisa Teixeira, juntos ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, participam das comemorações dos 400 anos da cidade das Mangueiras

* A equipe do DIÁRIO viajou com seguro GTA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade