Booking.com contesta diretor da RXT Travel, mas continua omitindo informações

Booking.com continua omitindo que anuncia seus pacotes em dólar comercial, mas deveria anunciar pelo dólar turismo

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O sócio-diretor da operadora RXT Travel, Carlos Santos, durante a Abav-Expo fez uma denúncia ao DIÁRIO DO TURISMO afirmando que a agência online Booking.com omitia informações em seus anúncios quando não deixava explícito o valor do câmbio no ato da compra via cartão de crédito. Na matéria publicada (veja a matéria), Carlos afirma que “o tipo de propaganda que a Booking.com faz é enganosa pois ela anuncia com um câmbio em valores de dólar comercial e o consumidor, ao fazer a compra, paga pelo câmbio turismo, cerca de 4% a mais em todas as operações”.

A Booking.com foi procurada durante os dias da Abav-Expo (27 a 29 de setembro últimos), por meio de sua assessoria de imprensa, mas não se manifestou. Hoje, após 15 dias da matéria publicada recebemos uma contestação superficial, que reproduzimos abaixo, na íntegra:

Posicionamento Booking.com:

“Como o objetivo principal da Booking.com é oferecer a seus clientes uma experiência única de viagem por meio da transparência das informações dispostas em nossa página web, esclarecemos que tanto no momento de confirmação da reserva, como em nossos termos e condições disponíveis para os consumidores em nosso site, informamos de maneira clara que o conversor de moedas é apenas para efeito normativo e deve ser usado como referência e, portanto, não deve ser visto como uma ferramenta precisa e em tempo real, dado que as taxas de conversão podem variar”.

É curioso que a queixa do operador Carlos continua sendo válida e não é respondida com a nota da agência online, porque quando a própria Booking reconhece que o “conversor de moedas é apenas para efeito normativo e deve ser usado como referência e, portanto, não deve ser visto como uma ferramenta precisa e em tempo real, dado que as taxas de conversão podem variar” continua omitindo que anuncia seus pacotes em dólar comercial, mas deveria anunciar pelo dólar turismo.

Todos nós sabemos que existem oscilações de câmbio, minuto a minuto. A questão é: os pagamentos efetuados no exterior via cartão de crédito emitidos no Brasil são convertidos pela cotação do dólar turismo e não pelo dólar comercial. Portanto, quando a booking.com anuncia em seus incontáveis canais de publicidade seus hotéis internacionais, que coloquem o valor em dólar turismo. 

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, suspende atividades por 15 dias

Seguindo a determinação dos Governos Estadual e Municipal, o Complexo Dreams Park Show, em Foz do Iguaçu, informa que acaba de suspender as atividades...

Suíça restringe entrada de visitantes de 29 países, entre eles os do Brasil

 A partir de 6 de julho, viajantes de 29 países que quiserem ir à Suíça terão que se registrar com as autoridades e se...

Vinícola Santa Rita premiada pela oitava vez consecutiva em ranking global

Santa Rita foi reconhecida como uma das Marcas de Vinho Mais Admiradas do Mundo, posicionando-se entre as top 50 de forma constante nos últimos...

HotelCare fará gestão profissional de hotéis da Tempus Hotelaria

Durante uma coletiva de imprensa virtual nessa quinta-feira (2) em São Paulo, os diretores da HotelCare anunciaram o início da gestão profissional de algumas...

Delta reintroduz cervejas e vinhos nos voos dentro dos Estados Unidos

A partir de hoje, 2 de julho, os clientes da First Class e da Delta Comfort+ que voarem dentro dos Estados Unidos começarão a encontrar cerveja e vinho de cortesia...

Pesquisa revela: 38% dos brasileiros vai esperar 9 meses para entrar em avião

Pandemia cria novas formas de consumo a longo prazo para 67% dos brasileiros EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O isolamento social ditou uma nova forma de...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias