A associação premiou diversas empresas consideradas sustentáveis em suas iniciativas
Redação do DIÁRIO
Realizado na noite de quinta-feira (17) no hotel Tivoli Mofarrej da capital paulista, o quinto Prêmio de Sustentabilidade Braztoa destaca iniciativas para o setor turístico sustentáveis econômica, social e ambientalmente.
O principal critério de avaliação utilizado pelos jurados foi a “capacidade das empresas em apresentarem resultados mensuráveis em aspectos econômicos, sociais e ambientais”, segundo um dos jurados ouvidos durante o evento.
Veja também as mais lidas do DT
“A ideia é que esses projetos sejam adaptados e copiados”, disse Magda Nassar, presidente da Braztoa. “As empresas utilizam o prêmio como marketing para seus negócios”, continuou.
Outro aspecto destacado pela organização é a utilização das práticas sustentáveis objetivando o retorno financeiro, fazendo com que os produtos sustentáveis tenham mais competitividade.
A presidente ainda mostrou o interesse em atrair mais escolas profissionalizantes relacionadas com o setor turístico. “Falta criarmos grandes talentos”, finalizou Nassar, momentos antes da premiação.
Após as apresentações e debates, foram entregues os prêmios.
Vencedores:
Categoria – Associados:
BWT Operadora, com a iniciativa “Verde por dentro e por fora”, incluindo uma campanha de prevenção de câncer, uma horta comunitária e um setor dedicado à pesca.
Categoria – Agências de viagem:
Flanar Turismo Pedagógico Técnico e Cultural, com a iniciativa “De grão em grão”, de turismo sensorial adaptado a deficientes visuais no interior de Minas Gerais.
Categoria – Meios de hospedagem:
Cambará Ecoresort, com o case de impacto de “sustentabilidade como gestão de empresa”, segundo a premiação.
Categoria – Parceiros de turismo:
Sociedade cultura artística, premiado por “recursos naturais”, responsável pela geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos e captação da água da chuva para seu abastecimento.
Categoria – Projetos inovadores:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pelo “Turismo Pedagógico”, de acordo com a premiação, que destaca a importância da educação ambiental entre os alunos de Teresópolis.
A premiação ainda teve espaço para a menção honrosa dedicada ao Hotel baiano La Torre Resort e para o Sebrae.