Café é tema de passeio turístico no Paraná e no Rio de Janeiro

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

A história do Brasil está intimamente ligada ao café. Do período colonial aos tempos atuais, a produção marcou a histórica do país de modo que, ainda hoje, somos o maior produtor e exportador do grão – e o segundo maior consumidor em todo o mundo. As marcas desse processo estão em toda parte e geram um grande interesse, especialmente dos turistas.

No Paraná, são mais de 30 atrativos em nove municípios. O roteiro inclui pousadas, cafeterias, fazendas históricas e produtivas, além de indústrias e restaurantes que podem ser consultados em Rota do Café.

Veja também as mais lidas do DT

Entre eles, há um passeio à fazenda Palmeira, em Santa Mariana, que leva o turista à propriedade, pela manhã, para que visite as plantações, acompanhe o processo de beneficiamento e experimente o café. De lá partem para a fazenda histórica de Monte Belo, em Ribeirão Claro. A propriedade não é produtiva, mas mantém o maquinário antigo e as lembranças dos tempos áureos da cafeicultura brasileira.

Se a ideia é se aprofundar em fazendas históricas onde viviam os barões de café, entre 1850-1860, e contemplar o mobiliário da época, o Rio de Janeiro é um ótimo destino. Em Vassouras (RJ), um hotel oferece a experiência de “Chá com Eufrásia Teixeira Leite”, no qual os visitantes experimentam o café em um salão decorado no estilo Belle Époque, como se estivessem em Paris do final do século XIX. São oferecidos quitutes como rocambole de laranja, patê de foie com geleia de amora, rabanadas de brioche, entre outros, elaborado a partir de produtos e receitas antigas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade