Calor voltou! Será que posso levar meu pet na praia?

Continua depois da publicidade

Praia, verão e pets são tudo de bom, mas é preciso alguns cuidados para curtir tudo isso junto.
por Sharlene Irente*


A primavera nem chegou ainda, mas as temperaturas já são de verão em algumas regiões do país. Nestes dias quentes e ensolarados, não sei vocês, mas eu fico louca pra curtir uma praia.
Uma das perguntas que mais recebo dos meus leitores é sobre cães nas praias, sempre me questionam quais praias podem levar os seus pets. Infelizmente a resposta não é muito animadora, já que apenas três cidades brasileiras permitem legalmente cães nas praias.

Pela manhã bem cedo e ao final do dia são os melhores horários para curtir a praia com os pets

BASE LEGAL
No Brasil não há uma lei federal que impeça animais nas praias, cada estado e município possui suas próprias leis com relação a isso, e apenas as cidades de Natal (RN), Parnamirim (RN) e Rio de Janeiro (RJ) permitem cães nas praias.

Natal foi a primeira cidade brasileira a aceitar cães nas praias, a lei de número 6.873/2018 foi pioneira e passou a permitir que os cães frequentem as praias. Na capital carioca a Lei Municipal 6642/19 RJ também permite que os pets curtam as praias.

As demais praias brasileiras não permitem pets nas praias, porém na maioria delas não há fiscalização e é muito comum ver cães passeando pela areia ou brincando no mar. Eu mesma já fui a várias praias com meus cães. Mas a proibição existe e pode gerar multa a quem descumprir, então fique ligado.
As leis que proíbem animais nas praias são herança de tempos antigos, na minha opinião já não faz mais sentido hoje em dia. O Brasil é o ocupa a segunda posição no ranking mundial de animais de estimação, a maioria das famílias brasileiras possuem pelo menos um pet, sendo o cachorro o preferido do brasileiro. Além disso, a posição que o pet ocupa na vida das pessoas mudou, cada vez mais os animais são considerados como parte da família, e passam a acompanhar os tutores em momentos de lazer. Visto o aumento crescente de lugares pet friendly por todo o país.
Em algumas cidades como Santos (SP) e Florianópolis (SC) existem um movimento formado pessoas que buscam conseguir a permissão para que os cães acessem as praias, o movimento conta com orientação e apoio de diversos profissionais e grande apoio popular, porém esbarra ainda em dificuldades legais e burocracia.
Conheça mais sobre o movimento em:
https://www.instagram.com/vaitercachorronapraiasim/
https://www.instagram.com/vaitercachorronapraiaemsantos/

Bob e Bella brincando na praia

CUIDADOS COM OS PETS
A maioria de nós, humanos (incluindo eu), ama ir à praia, torrar na areia, pegar um bronze, tomar banho de mar e se “empanar” feito um croquete, certo? Mas essa diversão pode ser arriscada para os cães. Passar o dia inteiro na praia definitivamente não é um bom passeio para os pets. O sol e calor podem ser perigosos, especialmente para os cães braquicefálicos (aqueles de focinho achatado, como pug, buldogue, boxer, etc.). Para nós o guarda-sol pode parecer uma boa proteção, mas não é suficiente para eles, além se sentirem mais calor do que nós, eles estão mais próximos ao chão, e com o sol a areia aquece e esquenta também de baixo para cima. Então cuidado!
Se for levar seu pet na praia prefira horários com pouco calor, como pela manhã bem cedo ou final da tarde.
Importante também ter cuidado com a ingestão de água salgada (e em algumas praias, contaminada), que pode causar desidratação, diarreia, conjuntivite e problemas dermatológicos. Procure sempre banhá-lo em água doce após o mar.
Cuidado com restos de comida, peixes e algas pela areia, atenção redobrada se você tiver um pet comilão como a minha Cindy, porque uma ingestão acidental pode causar uma grave intoxicação.
Cuidado com o sol e calor nas praias

FAÇA SUA PARTE
Cães saudáveis, vacinados, com vermífugos e antiparasitários em dia não oferecem nenhum risco a saúde das pessoas, e não são os responsáveis pela poluição da areia ou do mar. Mantenha sempre estes cuidados em dia e porte a carteirinha de vacinação do seu pet.
Carregue sempre saquinhos para recolher as fezes do seu pet, isso vale para qualquer lugar e qualquer situação, ok?
Só leve seu pet para a praia (e para qualquer lugar público) se ele for educado, dócil, socializado com pessoas e outros animais. O comportamento dele é sua responsabilidade.
Lembre-se que a praia (isso serve para parques e quais outros lugares) são espaços públicos, e que sua liberdade deve respeitar a liberdade dos demais, então fique sempre atento para não incomodar as outras pessoas.
Pets se divertem na praia, mas multas podem ser aplicadas

HOTEIS E POUSADAS PET FRIENDLY
Apesar de a maioria das praias não permitirem cães, é crescente a oferta de hotéis e pousadas pet friendly no litoral, e muitas deles permitem que os cães fiquem sozinhos nos quartos. Então que tal levantar bem cedo, correr e brincar com seu pet na praia pela manhã e depois deixá-lo no conforto do quarto descansando e esperando o passeio do final de tarde. Assim você garante seu bronzeado e seu pet curte a praia com segurança. Mas neste caso certifique-se que seu pet não vai estranhar o local, que ele esteja acostumado a ficar sozinho, e confirme as regras com o hotel.
TRILHAS E CACHOEIRAS
Saia do comum e viva novas experiências. As cidades litorâneas em geral também são ricas em outros atrativos naturais, como trilhas, rios e cachoeiras, que podem render excelentes passeios ao lado do seu pet. Explore a região, procure por guias de turismo locais que poderão te acompanhar a passeios incríveis que podem ser feitos ao lado do seu pet, certamente vocês viverão experiências maravilhosas juntos.

Veja também as mais lidas do DT


Sharlene Irente é apaixonada por animais, por viagens e pela natureza. Ela é mãe dedicada de quatro vira-latas lindos e bagunceiros. É bacharel em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Mogi das Cruzes e MBA em Gestão de Negócios pela ESAMC.  Montou há quatro anos a Cãomigo, empresa de eventos e viagens pet friendly.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade