Casa do Tomate, na Rota Caminhos de Pedra, encanta no cimo da Serra Gaúcha

Continua depois da publicidade

Algumas casas tinham a parte superior construída em madeira. Muitas dessas casas permanecem em seu estado original ou foram restauradas e podem ser observadas e visitadas na Rota Caminhos de Pedra.

Textos e Fotos: Wanderley Mattos Jr. – repórter especial do DIÁRIO

As casas construídas pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram entre 1878 e 1890, eram feitas de pedra basáltica, sem o uso de cimento, apenas com uma argamassa feita à base de estrume com capim, e mantinham a temperatura baixa o suficiente para a produção de vinhos, salames e queijos, enquanto que o sótão era utilizado para a secagem de sementes. Algumas casas tinham a parte superior construída em madeira. Muitas dessas casas permanecem em seu estado original ou foram restauradas e podem ser observadas e visitadas na Rota Caminhos de Pedra.

Casa do Tomate
Maristela Pastorello, proprietária da Casa do Tomate, recebe os visitantes com sua simpatia e conta-lhes a história da região

Um dos pontos de interesse é a Casa do Tomate, que procura resgatar a cultura dos primeiros imigrantes que chegaram à região em 1875 oriundos da Itália. Maristela Pastorello, proprietária da Casa do Tomate, recebe os visitantes com sua simpatia e conta-lhes a história da região e fala das diversas atrações da Rota Caminhos de Pedra, além, claro, de falar dos cerca de 50 produtos feitos com tomate, que incluem, doces, chocolates, compotas e, claro, molhos! Esses produtos podem ser encontrados e degustados na loja, onde a Samara Biacnchi recebe os visitantes com extrema atenção e simpatia, das 8h30 às 18h. A Casa do Tomate foi construída no ano 2000 em estilo etrusco romano, a partir de uma pedra angular e pedras sobrepostas, e aberta ao público em 2005.

Veja também as mais lidas do DT

Caminho de Pedra
A poucos passos da Casa do Tomate está o Ristorante “Del Pomodoro”, gerenciado por Douglas Bertanoni

A poucos passos da Casa do Tomate está o Ristorante “Del Pomodoro”, aberto há pouco tempo. Douglas Bertanoni, junto com seus pais administra o restaurante de estilo rústico que serve comida típica italiana e tem uma decoração que inclui objetos da família, dando um toque de nostalgia e acolhimento. Funciona das 11h30 às 17h.

CASA DO TOMATE

Veja mais fotos:

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade